Funcionários fazem ato contra a reforma administrativa na Câmara

Funcionários públicos de diversas entidades realizaram uma manifestação contra a reforma administrativa nos corredores da Câmara dos Deputados. O ato ocorreu na 3ª feira (8.jul.2025), depois de um seminário sobre o tema promovido pela Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público.

Os manifestantes tentaram se dirigir ao Salão Verde da Casa, mas foram impedidos de prosseguir porque a sessão plenária já havia começado. Eles pararam próximo ao gabinete do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

O protesto surgiu como resposta à proposta de reforma administrativa, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 32/2020. O seminário que antecedeu a manifestação contou com a participação de congressistas, especialistas e representantes de entidades ligadas ao serviço público.

Os funcionários públicos estavam acompanhados pelos deputados Alice Portugal (PCdoB-BA) e Glauber Braga (PSOL-RJ) durante o ato. O grupo representa diferentes categorias do funcionalismo público que se opõem às mudanças propostas pela reforma.

O deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) discursou brevemente durante o ato. “Essa mobilização foi fundamental, já passou da hora, o Congresso tem que acordar. Não dá para ficar atacando direito de trabalhador e trabalhadora, não dá para ferir de morte o serviço público brasileiro para beneficiar bilionários que querem lucrar com o serviço público”, disse.

Veja o vídeo:

As declarações foram recebidas com aplausos pelos presentes no ato.

A deputada federal Adriana Accorsi (PT-GO) também esteve presente no ato. Em seu perfil no X, ela afirmou que a proposta “fragiliza os pilares da administração pública no Brasil”.