Foto: Redes Sociais/Divulgação
O atual presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), fretou um jatinho particular ao custo de R$ 110 mil para comparecer à festa de aniversário de 80 anos do senador Jader Barbalho (MDB-PA), em Belém. A informação, divulgada pelo jornalista Tácio Lorran no portal Metrópoles nesta terça-feira (8), revela que o aluguel da aeronave foi pago com recursos do Fundo Partidário — verba que, por lei, deve ser destinada às despesas administrativas e de funcionamento dos partidos.
O evento ocorreu em 26 de outubro de 2024, um sábado. Segundo registros do voo, Motta embarcou em Brasília às 11h15, desembarcou em Belém para participar da celebração e retornou à capital federal no mesmo dia, às 16h15. O relatório da operação aérea aponta que ele era o único passageiro.
Na época, o deputado articulava sua campanha para a presidência da Câmara. A festa de Barbalho também reuniu outras figuras influentes, como o então presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), e o senador Ciro Nogueira (PP-PI).
O caso vem à tona semanas após a Câmara revogar, com 383 votos, o decreto do governo federal que aumentava a alíquota do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) para grandes fortunas (bancos, bets e bilionários). A revelação do uso de dinheiro público para custear o voo privado de Motta reacende o debate sobre os privilégios da elite política e necessária justiça tributária.
O post Presidente da Câmara usou R$ 110 mil do fundo partidário para fretar jatinho a festa de Jader Barbalho apareceu primeiro em PONTO DE PAUTA – PARÁ.