A Polícia Civil prendeu em flagrante um trio acusado de envolvimento em um esquema de tráfico de pessoas com fins de adoção ilegal no município de Conceição do Araguaia, no sul do Pará. O caso foi confirmado ontem, terça-feira (8).
Denominada “Infância Segura”, a operação realizada pela Polícia Civil contou com o apoio do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) de Redenção.
Conforme a Polícia Civil, a investigação teve início a partir de uma denúncia que alertava sobre a tentativa de venda de um bebê, com apenas dois meses de vida, ocorrida na última quinta-feira (3). De acordo com informações do G1, as investigações indicaram que a criança seria entregue a um casal do Rio de Janeiro, que articulava a adoção irregular por meio de documentos falsos, incluindo uma autorização de viagem e uma procuração supostamente assinadas pela mãe biológica do bebê.
Segundo o portal G1, os suspeitos foram localizados após os policiais civis identificarem a chegada do casal à rodoviária do município e o hotel onde se hospedariam. As autoridades também identificaram o cartório onde ocorreria a formalização fraudulenta da adoção.
Na rodoviária, foram presos o casal e a mulher que teria consentido na entrega irregular da criança. Ainda durante a operação, os civis identificaram um grupo em uma rede social com indícios de envolvimento na venda ilegal de crianças.
Segundo a Polícia Civil, o grupo compartilhava informações sobre falsificação de documentos, como atestados de vida e de óbito, utilizados para facilitar o crime.
Após o flagrante, a criança foi encaminhada ao Conselho Tutelar, onde recebeu atendimento especializado. Já o trio foi apresentado na delegacia e está à disposição do Poder Judiciário. As diligências continuam para identificar outros envolvidos na associação criminosa.
O post Trio é preso por tentar vender bebê em Conceição do Araguaia apareceu primeiro em Correio de Carajás.