O que já vinha sendo especulado desde o início da semana se confirmou nesta quinta-feira (10), o goleiro Axel Lopes, maior jogador da história do Águia, deixa o time. Foram 93 jogos, três títulos e muitas histórias pra contar. O novo time do guarda-metas é o Criciúma, da Série B do Campeonato Brasileiro.
Ele viaja nesta madrugada e já deve estar à disposição do treinador Eduardo Baptista para o jogo deste domingo (13) contra a Ferroviária, pela 16ª rodada da competição.
Axel deixa o Águia num momento de crise do time marabaense, que corre risco de não se classificar para a próxima fase da Série D. Mas recusar uma proposta como esta, aos 32 anos de idade, seria loucura. Afinal, Axel já tem seu nome escrito na história do Águia.
DESTAQUES E CONQUISTAS
Ele começou a se destacar na Copa do Brasil de 2023, quando fez defesas incríveis contra o Goiás e depois defendeu dois pênaltis, sendo o herói de uma classificação improvável do Águia.
No mesmo ano, foi o herói na semifinal e na final do Campeonato Paraense, vencendo Paysandu e Remo respectivamente, nos pênaltis, defendo duas cobranças em cada jogo. O Águia time um belo elenco, comandado por Mathaus Sodré, cujo grande destaque individual foi Axel!
Em 2024, apesar de o time não ter feito uma grande temporada, ele foi importante ao eliminar o Coritiba, também pela Copa do Brasil.
Já neste ano de 2025, sua estrela voltou a brilhar, na Copa Verde, eliminando o Independência nos pênaltis. Depois defendeu pênaltis na semifinal e na final da Copa Grão Pará, contra Bragantino e Tuna, sagrando-se campeão.
Ao todo, Axel conquistou três títulos pelo Águia: campeão paraense de 2023, campeão da Super Copa Grão Pará de 2024 e campeão da Copa Grão Pará de 2025.
A reportagem deste CORREIO tenta contato com o ídolo para saber detalhes da negociação com o Criciúma, mas ainda não obtivemos retorno.
Há uma informação de que o Criciúma teria de desembolsar R$ 30 mil para tirar o “paredão” do Águia. Não se sabe oficialmente se esse valor foi pago ou se teve outro tipo de negociação.
HOMENAGEM
Em suas redes sociais, a diretoria publicou mensagem de agradecimento a Axel, classificando-o como “ídolo, líder e herói”. “Muito obrigado por cada feito com essa camisa, por cada conquista, pelo exemplo de profissional, por cada palavra dita nos vestiários e por todo o seu amor para com este clube”, diz trecho da nota da diretoria aguiana.
“Você vai, mas os seus feitos ficaram gravados para sempre neste clube e serão lembrados por todos os torcedores. Desejamos todo sucesso na sua carreira, que você vá, mas não se esqueça de que o Águia é a sua casa e que sempre estaremos de portas abertas!”, finaliza a nota oficial.
Para substituir Axel Lopes, a diretoria do Águia agiu rápido e já contratou o goleiro Marcão, natural do Estado do Tocantins, que atuou pelo Capitão Poço, no Parazão 2025.
O post Axel Lopes já deve ser relacionado domingo pelo Criciúma apareceu primeiro em Correio de Carajás.