Escola Nacional de Turismo certifica alunos em Belém e mira preparação para a COP 30

Belém recebeu nesta quinta-feira (10) mais uma etapa do projeto de qualificação profissional voltado ao setor turístico. Em cerimônia no Espaço São José Liberto, alunos da Escola Nacional de Turismo receberam certificados dos cursos oferecidos por meio da parceria entre o Ministério do Turismo e o Instituto Federal do Pará (IFPA). A formação faz parte do conjunto de ações do governo federal para preparar a cidade para a COP30.

A Escola Nacional de Turismo foi inaugurada em Belém no dia 29 de novembro de 2024 e vem promovendo cursos voltados a áreas estratégicas como gestão, condução de visitantes e recepção turística.

“O governo do presidente Lula e o Ministério do Turismo têm como prioridade estimular o turismo na região Norte e, para isso, precisamos oferecer condições concretas para que o setor cresça: infraestrutura, formação e conexão. Temos uma gastronomia única, uma natureza exuberante e um povo acolhedor. Com essas ações, tenho certeza de que o turismo na nossa região viverá uma verdadeira revolução”, garantiu.

Para quem participa dos cursos, a expectativa é de crescimento profissional e mais oportunidades com a proximidade da COP30. A empresária Silvia Gonçalves, que estuda na escola desde o início das atividades, compartilhou a experiência com entusiasmo.

“Já fazíamos os cursos de capacitação quando conheci a Escola Nacional de Turismo quando ela chegou, me interessei para estudar nela. Desde o primeiro curso estou fazendo a capacitação junto ao meu sócio. Agregou muito conhecimento para nós, alavancou nossa empresa, pois fizemos curso de gestão, de guias de turismo, condutor, tudo a ver com o turismo, que está crescendo em Belém. Então, aproveitamos muito os cursos. Temos orgulho de ser a primeira escola de turismo em Belém. Futuramente, queremos usar tudo na COP 30. Vamos utilizar para melhorar cada vez mais o trabalho, o conhecimento. Estamos no sexto ciclo e falta mais três ou quatro meses de curso. Os professores são muito qualificados.”

Ver no Threads

Ela também destacou a mudança de clima na cidade: “A cidade já está respirando a COP. A perspectiva do Estado em si é muitas oportunidades de emprego, aumento do nosso turismo, o que é maravilhoso, pois estávamos precisando de um evento assim, que fosse visto mundialmente pelas pessoas. O turismo do Pará só tende a melhorar cada vez mais.”

Já Osvaldo Lima, outro aluno da Escola Nacional de Turismo, vê os cursos como uma chance de crescimento profissional.

“Foi satisfatório demais esse tempo de estudo. Foi bem corrido, além do trabalho e eventos. Fiz três cursos, estão para enriquecer meu currículo, experiência, agregar valores e, futuramente, conseguir uma vaga na COP para levar minha experiência às pessoas que estão vindo para o evento, engrandecer a minha carreira, conseguir mais visibilidade no mercado.”

Com foco no futuro, ele completa: “Estou ansioso, pois além de trabalhar com evento, estou me inserindo no mercado de turismo, então espero ganhar mais experiência para ter um reconhecimento melhor através das pessoas que virão para a COP.”

Mais cedo, o ministro também participou da entrega dos certificados aos formandos e, às 19h, lidera o lançamento da Nova Malha Aérea para a COP30, também no Espaço São José Liberto. As novas rotas devem ampliar a conectividade de Belém com destinos nacionais e internacionais a partir do segundo semestre.

Leia Mais:

O post Escola Nacional de Turismo certifica alunos em Belém e mira preparação para a COP 30 apareceu primeiro em Estado do Pará Online.