Durante a cerimônia de certificação de alunos da Escola Nacional de Turismo, realizada nesta quinta-feira (10), em Belém, o ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou a importância da parceria com o Instituto Federal do Pará (IFPA) na execução do projeto. Segundo ele, o Brasil só conta com uma Escola Nacional de Turismo graças à atuação da instituição.
“Eu queria dizer que se não fosse a parceria do IFPA, o Brasil ainda não teria uma Escola Nacional do Turismo. Peço que vocês transmitam a cada um do IFPA o meu reconhecimento, e o do presidente Lula, pelo trabalho que vocês estão fazendo. Saúdo todos os servidores envolvidos neste projeto, não só na Escola Nacional de Turismo, mas no projeto COP30. Juntos, estamos qualificando mais de 20 mil pessoas na Região Metropolitana de Belém para que as pessoas passem a ter mais liberdade, autonomia, independência financeira, econômica, um emprego com dignidade. É isso que o turismo traz e isso que o turismo leva”, afirmou o ministro.
A cerimônia, realizada no Espaço São José Liberto, marcou a entrega de 936 certificados a alunos que concluíram os ciclos 2, 3 e 4 dos cursos de qualificação profissional. Com isso, o número de formados no Pará chegou a 1.720. O projeto prevê um total de 4.760 vagas no estado.
Celso Sabino também destacou que os certificados representam mais do que uma formação técnica: eles funcionam como ferramenta para ampliar oportunidades profissionais, especialmente com a proximidade da COP30.
“Se quiserem trabalhar, vão ter aonde trabalhar. Quem receber mais e quem receber menos, vai ser definido em momentos como esse que estamos vivendo aqui. Quem tiver mais qualificação, mais preparo, mais habilidades, mais conhecimento vai ter um destaque melhor e poder escolher, decidir se vai trabalhar aqui recebendo X em muitas horas ou ali recebendo Y e trabalhando muitas horas. Quem tiver esses atributos e certificados como esses que vocês estão recebendo, vai estar no topo das remunerações”, afirmou.
Ainda nesta quinta-feira, o ministro participa do lançamento da nova malha aérea voltada à COP30, que ampliará as conexões de Belém com destinos nacionais e internacionais no segundo semestre.
Ver no Threads
O post “Mais de 20 mil qualificados”: Ministro diz que turismo vai gerar liberdade e renda na COP30 apareceu primeiro em Estado do Pará Online.