Pará adere a pacto global e lidera proteção de manguezais no Brasil

O governador Helder Barbalho (MDB) oficializou nesta quarta-feira (9) a adesão do Pará à iniciativa global Mangrove Breakthrough, voltada à proteção e financiamento dos ecossistemas de manguezais. Com isso, o Estado torna-se o primeiro do Brasil a apoiar formalmente a ação multissetorial, após a adesão do governo federal.

A assinatura do compromisso foi feita por meio de carta enviada à organização internacional, na qual o Pará reconhece os benefícios ambientais, sociais e econômicos dos manguezais e se compromete com metas de conservação até 2030. Entre os objetivos estão dobrar a proteção das áreas existentes, restaurar áreas degradadas e fomentar investimentos sustentáveis.

Segundo o governo estadual, os manguezais da zona costeira amazônica, que se estendem por Amapá, Pará e Maranhão, formam a maior faixa contínua e uma das mais preservadas do mundo. O documento também destaca o papel dos manguezais na mitigação de desastres naturais e na subsistência de populações locais.

Durante o evento, realizado em Belém, autoridades nacionais e internacionais participaram da cerimônia, incluindo o ex-presidente da Colômbia, Iván Duque, e representantes da sociedade civil e organizações ambientais. Helder afirmou que a iniciativa reforça o protagonismo do Pará em ano de COP30 e alinha o Estado às metas da Convenção da ONU sobre Mudança do Clima.

Leia também:

O post Pará adere a pacto global e lidera proteção de manguezais no Brasil apareceu primeiro em Estado do Pará Online.