O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), disse que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), “tenta posar de bom moço depois que insuflou a crise”, mas que sua “máscara está caindo”. O deputado se refere à declaração de Tarcísio de que cabe ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fazer um “esforço diplomático” para reverter a decisão dos EUA de impor tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros.
Em publicação no X na 4ª feira (9.jul.2025), Lindbergh declarou que Tarcísio usou a rede social para apoiar o presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano), na defesa do ex-chefe do Executivo Jair Bolsonaro (PL) “contra” o STF (Supremo Tribunal Federal). “Agora, depois de 6 horas em silêncio, tenta jogar a culpa em Lula e não diz uma palavra sequer contra a posição do Trump”, escreveu, referindo-se às tarifas.
Trump anunciou na 4ª feira (9.jul) uma tarifa de 50% sobre os produtos do Brasil. Na rede social Truth Social, ele publicou uma carta que foi destinada a Lula.
O presidente norte-americano justificou a taxação pelo tratamento que o governo brasileiro deu a Bolsonaro, a quem disse respeitar “profundamente”.
Ao falar sobre a decisão dos EUA, Tarcísio, que é aliado de Bolsonaro, declarou que viu, até agora, “pouca ação” do governo Lula junto a órgãos norte-americanos para resolver a questão das tarifas.
“Parece que o governo Lula não entendeu ainda que ideologia e aritmética não se misturam. Resolver os problemas das pessoas, das nossas empresas, dos nossos exportadores é mais importante do que o revanchismo, a bravata e a construção de narrativas”, disse Tarcísio.
Em sua publicação, Lindbergh declarou que o governador paulista não faz “nenhuma defesa” do Brasil.
“Opta pelo boné do Trump em vez da camisa do Brasil. E as empresas, os empregos de SP, como ficam? Concorda que não vivemos em uma democracia? Que Alexandre de Moraes é ditador? Vergonha! A máscara de Tarcísio está caindo. Não tem envergadura para defender o Estado que governa e o país a que pertence”, disse.
Leia mais:
- Trump fala em deficit comercial com Brasil, mas EUA têm superavit
- Lula ameaça elevar tarifas sobre produtos dos EUA
- Lula tem de negociar com os EUA para reverter tarifaço, diz Tarcísio
- “Ai, esses vira-latas”, diz Janja quando ouve pergunta sobre os EUA
- “Aqui é BR, não é Disney”: PT lança campanha após Trump taxar Brasil
- Lula e Barroso definem que resposta a Trump deve ser política