Centro de especialidades médicas de Belém está sem insulina, diz vereadora

Pacientes atendidos pelo Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (Cemo), em Belém, estariam enfrentando a falta de insulina Glargina, medicamento essencial para o tratamento de diabetes, nas farmácias do SUS na capital. Diante das denúncias, a vereadora Vivi Reis (PSOL) cobrou informações e providências da prefeitura sobre o problema.

“Recebemos relatos de que o medicamento está em falta há bastante tempo, causando grande preocupação entre os usuários do Cemo, principalmente entre aqueles que dependem da insulina Glargina para o controle contínuo do diabetes”, afirmou a parlamentar.

A insulina é fundamental para garantir a qualidade de vida de pessoas com diabetes, e a descontinuidade no fornecimento representa um grave risco à saúde pública. “A prefeitura de Belém precisa agir com responsabilidade na gestão da saúde do município”, destacou Vivi Reis.

Desde o início da gestão do prefeito Igor Normando (MDB), as unidades de saúde de Belém enfrentam graves dificuldades devido à escassez de materiais básicos, como esparadrapos, soro, gazes e outros insumos médicos.

A crise na gestão da saúde pública é ainda mais preocupante em um momento em que a cidade se prepara para receber os participantes da COP 30, que será realizada em novembro.

 

O post Centro de especialidades médicas de Belém está sem insulina, diz vereadora apareceu primeiro em PONTO DE PAUTA – PARÁ.