Dois tremores de terra são registrados em menos de 10 horas em Parauapebas

Dois tremores de terra foram registrados em menos de 10 horas, em Parauapebas, sudeste do estado, nesta quinta-feira (10), de acordo com informações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR).

Segundo o registro, o primeiro tremor, de magnitude 4.2, foi identificado por volta das 00h03 da madrugada (horário de Brasília). Já o segundo, um pouco menos intenso, atingiu magnitude 4.0 e foi registrado às 09h46. (Veja na imagem abaixo)

Últimos eventos significativos da Rede Sismográfica Brasileira — Foto: RSBR
Últimos eventos significativos da Rede Sismográfica Brasileira — Foto: RSBR

Apesar da força dos abalos, alguns moradores do município relatarem não terem sentido os tremores ou danos estruturais. O g1 tenta contato com a Defesa Civil do município.

Último tremor foi registrado em abril

 

O último tremor de terra registrado no município ocorreu no dia 3 de abril deste ano e teve magnitude 4.3. O abalo sísmico, considerado de intensidade moderada, foi detectado pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e analisado pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) e pelo Observatório Nacional (ON).

Imagem mostra onde ocorreu o tremor desta quita-feira (3) em Parauapebas, no Pará. — Foto: Rede Sismográfica Brasileira (RSBR)
Imagem mostra onde ocorreu o tremor desta quita-feira (3) em Parauapebas, no Pará. — Foto: Rede Sismográfica Brasileira (RSBR)

Segundo as instituições, o tremor ocorreu às 04h02, no horário de Brasília, e poderia ter sido sentido pela população local. Mas moradores da cidade relataram que não sentiram o fenômeno.

Na época, a Defesa Civil explicou que por conta das “características geológicas da região e à proximidade do chamado Falha de Carajás, pequenos abalos sísmicos podem ocorrer com certa frequência, sendo que a maioria deles é de baixa magnitude e passa despercebida pela população”.

(Fonte:G1)

O post Dois tremores de terra são registrados em menos de 10 horas em Parauapebas apareceu primeiro em Correio de Carajás.