Ex-embaixador critica falta de “canais” do governo do Brasil com o dos EUA

O ex-embaixador do Brasil nos Estados Unidos Rubens Barbosa, 87 anos, criticou o governo pela falta de comunicação com a Casa Branca desde que Donald Trump (republicano) se tornou presidente. Barbosa disse que o anúncio de Trump de tarifa de 50% para a importação de produtos brasileiros “não deveria surpreender a ninguém” na administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A afirmação está em artigo publicado nesta 6ª feira (11.jul.2025) no site da revista Interesse Nacional.

Barbosa, diplomata aposentado, é presidente do Irice (Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior). Ele foi embaixador do Brasil em Londres de 1994 a 1999, nos governos de Itamar Franco (PMDB) e de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Foi nomeado embaixador em Washington de 1999 por Fernando Henrique e ficou no cargo até 2004, no início do 1º mandato de Lula.

Barbosa cita no texto o apoio público à candidata democrata Kamala Harris (Partido Democrata) na eleição presidencial dos EUA. Não menciona Lula diretamente no texto.

O presidente brasileiro disse em novembro de 2024 que torcia pela vitória de Harris. Barbosa menciona “a ausência do estabelecimento de canais de comunicação do governo brasileiro com a Casa Branca e com o Departamento de Estado até hoje [depois de Trump se tornar presidente] por questões ideológicas”.

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) tem criticado o STF (Supremo Tribunal Federal) pelo julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Trump disse na decisão sobre tarifa para o Brasil que há “caça às bruxas” contra o antigo chefe do Executivo brasileiro.

Barbosa critica no artigo o que considera falhas ao tratar do tema na relação com os Estados Unidos. “O governo brasileiro não procurou neutralizar a ação do filho do presidente Bolsonaro com a explicação sobre o devido processo legal no julgamento e as alegações falsas sobre a perseguição do ex-presidente”, diz.

O Poder360 perguntou ao Ministério das Relações Exteriores se há fatos que se contrapõem ao que disse Barbosa ou se há alguma avaliação da diplomacia brasileira sobre os comentários dele. Não houve resposta. O espaço permanece aberto para manifestação.