Kiev investe US$ 6,2 milhões em sistema de drones interceptadores

A administração militar de Kiev destinará US$ 6,2 milhões para expandir um sistema de drones interceptadores. O anúncio foi feito nesta 6ª feira (11.jul.2025) por Tymur Tkachenko, chefe da administração militar da capital ucraniana. A iniciativa visa a fortalecer as defesas aéreas contra ataques russos.

O projeto de expansão veio depois de resultados positivos obtidos com um programa piloto implementado nos últimos meses. A cidade planeja ampliar sua capacidade de defesa aérea, segundo informações da Reuters.

A decisão de investir no sistema é feita em resposta aos constantes ataques aéreos russos contra a capital ucraniana e outras regiões do país. Os ataques têm levado líderes ucranianos a intensificar pedidos de ajuda aos aliados para reforçar suas defesas.

A iniciativa beneficiará diretamente a população da capital ucraniana e seus arredores, que têm sido alvo frequente de ataques aéreos russos. O sistema busca proteger infraestruturas críticas e civis na região metropolitana de Kiev. O projeto será implementado na capital ucraniana e nas regiões ao redor da cidade, com a criação de unidades móveis adicionais para resposta rápida a ameaças aéreas em diferentes pontos da região.

De acordo com Tkachenko, o programa piloto demonstrou eficácia ao interceptar aproximadamente 550 drones lançados pela Rússia contra a região de Kiev nos últimos meses.

“Esses fundos serão utilizados não apenas para comprar equipamentos, mas também para criar um sistema de resposta eficaz”, escreveu Tkachenko no Telegram.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky (Servo do Povo, centro), relatou o uso bem-sucedido de drones interceptadores para ajudar a repelir grandes ataques. Durante a Conferência de Recuperação da Ucrânia desta semana, Zelensky mencionou investimentos neste tipo de defesa aérea em reuniões com parceiros holandeses, alemães e norte-americanos.