A PF (Polícia Federal) extraditou, na 6ª feira (11.jul.2025), um cidadão argentino de 47 anos acusado de abuso sexual em seu país de origem. Ele foi preso em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, em 12 de novembro de 2023, após ser incluído na lista de foragidos da Interpol.
O mandado de prisão preventiva foi expedido pelo STF (Supremo Tribunal Federal), a pedido das autoridades argentinas. Desde a captura, o suspeito estava detido no sistema prisional fluminense, aguardando a conclusão do processo de extradição.
A transferência foi coordenada pelo NCI/Interpol (Núcleo de Cooperação Internacional da PF no Rio de Janeiro), com apoio da DEAIN (Delegacia Especial da PF no Aeroporto Internacional do Galeão).
“Após a prisão, o estrangeiro permaneceu custodiado no sistema prisional do estado enquanto tramitava o processo judicial de extradição entre as autoridades brasileiras e argentinas”, disse a PF, em nota. Eis a íntegra (PDF – 319 kB).
Dois policiais federais argentinos vieram ao Brasil para escoltar o suspeito de volta a Buenos Aires, capital da Argentina, onde ele será entregue à Justiça local.