Acordo prevê as 104 partidas da primeira edição com 48 participantes para o projeto do streamer Casimiro Miguel, o Cazé; Globo terá metade da competição
A Cazé TV fechou acordo com a Fifa e transmitirá todas as 104 partidas da Copa do Mundo de 2026. O acordo foi anunciado ainda neste domingo, dia 13. Por enquanto, o projeto do streamer Casimiro Miguel é o único que detém 100% dos direitos da competição, que pela primeira vez terá 48 seleções e será disputada em três países na América do Norte (Estados Unidos, México e Canadá).
Como o Grupo Globo só comprou metade do torneio, ou seja, 52 jogos, neste momento 50% da Copa é exclusiva do streaming que pertence à agência Livemode, responsável pela comercialização de transmissão e publicidade. Outras empresas ainda podem adquirir pacotes nos próximos meses.
Esta será a segunda Copa do Mundo masculina da Cazé TV, que obteve parte dos direitos para 2022, no Catar. Na ocasião, foram 22 jogos no canal da Cazé TV no Youtube, um por dia de competição. Em papéis invertidos, a Globo detinha a totalidade da competição, com direito aos 64 confrontos da edição realizada ainda com 32 participantes.
Além do Youtube, com acesso gratuito, a Cazé TV está presente, no momento, no aplicativo Disney+ e também nas plataformas Amazon Prime Video, Samsung TV Plus e Sky+.
Não ter direito a todos os eventos da Copa do Mundo masculina é, para a Globo, algo que não ocorre pelo menos desde o Mundial de 1982, na Espanha.
No Catar-2022, a emissora passou na TV aberta 56 dos 64 eventos, e isso porque os oito que ficaram de fora foram realizados no mesmo horário daqueles que passaram, na finalização dos grupos, quando a Fifa marca confrontos simultâneos. No SporTV, no ge.com e na Globoplay todas as partidas tiveram transmissão.
No contrato para 2026, a Globo pode escolher os jogos que quiser passar em qualquer uma das plataformas, com o limite de 52. A empresa ainda pode tentar negociar a compra do pacote restante. (Marcel Rizzo, do Estadão)
Quem é Casimiro Miguel, o ‘rosto’ da CazéTV, que concorre com a Globo em eventos esportivos
Streamer começou como estagiário no antigo Esporte Interativo e ganhou espaço com programas de games e humor até se tornar fenômeno das lives na pandemia.
Casimiro Miguel, streamer que dá nome ao CazéTV, canal de YouTube, é o principal nome por trás da transmissão de diversos eventos esportivos importantes, como o Mundial de Clubes da Fifa e a Copa do Mundo, na internet. Muitos conhecem o apresentador por seus comentários em jogos ou por cortes de seus reacts em vídeo, mas não sabem da onde veio sua fama. Confira a seguir quem é Casimiro e como ele se tornou um fenômeno virtual.
A trajetória profissional de Casimiro na cobertura esportiva começou em 2014, ainda como estagiário, no canal Esporte Interativo (que em 2021 se tornou a TNT Sports). À época, cursava faculdade de jornalismo no Rio de Janeiro. Começou cuidando do perfil do Twitter da empresa, e, com o passar do tempo, ganhou espaço em frente às câmeras, com programas como o EI Games e o De Sola.
Durante a pandemia de Covid-19, por fazer parte do grupo de risco e prezar pela saúde de seus pais, idosos, decidiu seguir as orientações de isolamento à risca. Uma das saídas que encontrou foi apostar em lives. Casimiro considera que o momento que marcou um grande aumento de público se deu em 2021, quando fez um vídeo comentando a demissão do jogador de vôlei Maurício de Souza por falas consideradas homofóbicas.
Apesar de sua simpatia aberta por esportes e games, Casimiro Miguel reage aos temas mais aleatórios em seus vídeos. Por vezes, programas consolidados, como Pesadelo na Cozinha, Aeroporto: Área Restrita ou Operação Fronteira. Vídeos de pessoas organizando geladeiras. Comidas de rua na Índia. O trailer de lançamento de um jogo Pokémon. Ou até reportagens sobre o código de defesa do consumidor.
Seu canal principal na Twitch conta com cerca de 4 milhões de seguidores. Lá, faz lives mais longas, com horas e horas de duração. No YouTube, chama mais atenção com seus ‘cortes’, vídeos breves com trechos das lives. Seu canal oficial para isso, o Cortes do Casimito, também conta com 4 milhões de inscritos e 2,2 bilhões de visualizações.
Parceria com Livemode e CazéTV
Em 2022, uma grande mudança: a parceria com a agência de marketing esportivo Livemode, que aproveitou seu nome e público para criar um canal de transmissão de eventos esportivos, fazendo com que surgisse o canal CazéTV. De lá para cá, vieram a Copa do Mundo de 2022, a Copa do Mundo de futebol feminino de 2023, jogos do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro, do Campeonato Brasileiro, Olimpíada e torneios da UEFA, entre outros.
Neste domingo, 13, a CazéTV anunciou a transmissão de todas as 104 partidas da Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, México e Canadá, a primeira com 48 seleções. O Grupo Globo, que há décadas transmite a maioria dos jogos no Brasil, comprou apenas metade do torneio (52 partidas). Ou seja, atualmente, metade da Copa é exclusiva do streaming e pertence à Livemode – mas ainda há possibilidade de outras empresas adquirirem pacotes de direitos até o início do torneio.
“Saímos dos quartos e das lives para criar um canal que já nasceu transmitindo um jogo de Copa do Mundo por dia. Crescemos, evoluímos e trouxemos mais amigos para estarem com a gente. Cometemos muitos erros e excessos, mas nunca abrimos mão de ser quem a gente é”, consta, em comunicado divulgado pela CazéTV.
Os números da CazéTV
No YouTube, o canal CazéTV conta com 22 milhões de inscritos e cerca de 4,1 bilhões de visualizações distribuídas entre seus 14.066 vídeos publicados até a final do Mundial de Clubes em 13 de julho de 2025. Os números também são expressivos em outras redes: 11,5 milhões de seguidores no Instagram, 5 milhões no TikTok, 715 mil na Twitch e 314 mil no X (antigo Twitter).
The post Cazé TV supera Globo e transmitirá todos os jogos da Copa do Mundo de 2026 appeared first on Ver-o-Fato.