Um crime brutal mobilizou a Polícia Civil de Pernambuco na última sexta-feira (11), em Recife. Um homem de 29 anos foi preso em flagrante por tentativa de feminicídio após esfaquear uma mulher de 25 anos dentro de um motel no bairro de São José, região central da capital pernambucana. O agressor só não fugiu porque foi imobilizado por outros clientes que ouviram os gritos de socorro e impediram sua fuga até a chegada da polícia.
A vítima foi socorrida com vida e levada às pressas para uma unidade hospitalar. Segundo informações obtidas pela CNN Brasil, ela seria garota de programa e mantinha um relacionamento com o agressor, que estaria tentando forçá-la a abandonar a atividade. A tentativa de homicídio teria sido motivada pelo inconformismo do homem com a autonomia da mulher sobre o próprio corpo e a própria vida — um retrato cruel e recorrente do machismo que mata todos os dias no Brasil.
Embora a Polícia Civil não tenha confirmado oficialmente essa motivação, o caso está sendo investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Duas facas utilizadas no ataque foram apreendidas no local do crime.
Este episódio é mais um retrato da violência de gênero que persiste no país, muitas vezes camuflada sob o pretexto de “ciúmes” ou “relacionamentos conturbados”. Tentativas de controlar as decisões e o modo de vida de uma mulher — especialmente quando envolvem violência — revelam o que de fato são: tentativas de aniquilar sua liberdade.
A vitimização de mulheres que trabalham com sexo é ainda mais preocupante, já que elas enfrentam dupla vulnerabilidade: o preconceito social e a ausência de políticas públicas que garantam sua segurança.
O crime dentro de um espaço privado e fechado como um motel também evidencia que não há lugar seguro quando se trata da violência contra a mulher.
The post Mulher recusa deixar prostituição e é esfaqueada em motel appeared first on Ver-o-Fato.