Com o aumento do fluxo de embarcações no mês de julho, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) intensificou a fiscalização nos rios que cercam Belém e a Região Metropolitana. No terceiro final de semana da Operação Verão 2025, mais de 40 embarcações já foram abordadas pelas equipes de segurança. Duas foram apreendidas por irregularidades.
As ações fluviais são conduzidas pelo Grupamento Fluvial de Segurança Pública (GFLU), em parceria com a Marinha do Brasil, a Companhia Independente de Polícia Fluvial e outros órgãos. O objetivo é garantir um ambiente seguro para quem busca lazer nas ilhas próximas à capital paraense, como Cotijuba e Combu, muito procuradas nesta época do ano.
“O planejamento montado para as demandas de segurança desenvolvidas para o mês de julho não abrange somente as praias e balneários mais procurados pelos paraenses, de modo geral, mas também, nossas ilhas e furos no entorno da capital”, afirmou o secretário Ualame Machado. “Com isso conseguimos uma boa produtividade na fiscalização.”
Na manhã de domingo (13), uma das embarcações apreendidas foi a “Juliete”, que seguia pelo rio Guamá com destino a Cotijuba. Segundo a Segup, o barco transportava cerca de 400 pessoas, estava com a documentação incompleta e não contava com a tripulação exigida. A embarcação foi interceptada na frente do Portal da Amazônia e os responsáveis foram notificados.
Na sexta-feira (11), outro caso chamou a atenção. A embarcação “Paulo Santos”, que navegava em direção a Oeiras do Pará com cerca de 80 passageiros, foi retida por estar operando irregularmente. De acordo com os agentes, o navio tinha autorização apenas para transporte de carga. Os passageiros foram desembarcados, e o dono do barco, autuado.
O comandante do Grupamento Fluvial, coronel PM Bruno, reforçou que as fiscalizações vão continuar até o fim do mês. “Nossas equipes continuarão a reforçar as fiscalizações durante todo esse período para que todos possam ter maior segurança na travessia para as ilhas, bem como, para aqueles que estão indo em direção aos demais municípios”, garantiu.
Além de coibir irregularidades e prevenir crimes, as ações fluviais também têm como foco evitar acidentes náuticos. As fiscalizações se estendem a portos, marinas, orlas e aos principais pontos turísticos da região, como as praias da Ilha do Combu, Cotijuba, Prainha e outras áreas de grande movimentação durante a temporada de verão amazônico.
Leia Mais:
O post Segurança nos rios: Operação Verão 2025 intensifica fiscalização fluvial em Belém e região apareceu primeiro em Estado do Pará Online.