Senador trumpista quer taxar Brasil por comprar diesel da Rússia

O senador norte-americano Lindsey Graham (Partido Republicano), da Carolina do Sul, disse no domingo (13.jul.2025) que Brasil, Índia e China serão punidos pelos EUA com mais tarifas se continuarem a importar petróleo da Rússia. A fala se deu durante o programa “Face the Natiton”, da CBS.

Graham propõe o estabelecimento de tarifas de até 500% sobre países que contribuem com a receita do governo russo na guerra contra a Ucrânia. A medida visa a atingir nações que compram petróleo, gás e combustíveis fósseis russos.

Segundo levantamento da Nexus com base em dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o Brasil importou US$ 8,3 bilhões em diesel em 2024, sendo 65% provenientes da Rússia –equivalente a US$ 5,4 bilhões. O volume foi o maior já registrado.

A Rússia respondeu por cerca de 40% do total das importações brasileiras de diesel no ano, superando inclusive fornecedores tradicionais como Estados Unidos e Índia.

“China, Índia e Brasil compram petróleo, derivados e outros produtos da Rússia. Esse é o dinheiro que Putin usa para prosseguir com a guerra”, disse o senador. “Vocês vão sofrer muito se continuarem ajudando Putin”, afirmou.

O projeto do senador conta com apoio bipartidário no Congresso norte-americano e, embora ainda esteja em fase de tramitação, já produz reações em outros países. Na prática, as tarifas teriam caráter secundário, ou seja, seriam aplicadas a empresas e países que façam negócios com a Rússia, ainda que indiretamente.

Nesta 2ª feira (14.jul), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano) comentou a proposta durante conversa com jornalistas na Casa Branca. Trump afirmou que Graham está trabalhando “muito” no projeto junto com o presidente da Câmara dos Representantes, Mike Johnson.

“Acredito que será aprovada, claro que ainda vai haver ajustes. Ela pode ser muito importante, estamos falando em cerca de 100% de tarifas secundárias. Podemos fazer isso sem o Senado e sem o Congresso”, disse Trump.

A medida amplia o cerco econômico à Rússia no campo energético, ao pressionar os países que mantêm comércio ativo com Moscou. Além disso, a escalada das tarifas pode tensionar as relações comerciais entre Brasil e EUA.

Assista à fala de Graham:

Leia a íntegra:

“Um ponto de virada na invasão russa à Ucrânia está chegando. Durante meses, o presidente Trump tem tentando trazer Putin à mesa de negociações de paz.

“Ele já impôs tarifas contra países que permitem a entrada de fentanil em nosso país, além de outras práticas inaceitáveis. E ele manteve a porta aberta para a Rússia, e essa porta está prestes a se fechar.

“Temos 85 copatrocinadores no Senado dos Estados Unidos para aprovar sanções com com força de Congresso. Trata-se de uma marreta nas mãos do presidente Trump, com a qual ele poderá atingir a economia de Putin e todos os países que alimentam a máquina de guerra russa.

“China, Índia e Brasil estão comprando petróleo, derivados e outros produtos da Rússia. Esse é o dinheiro que Putin usa para continuar a guerra.

“O pacote do Congresso que estamos analisando daria ao presidente Trump o poder de impor tarifas de até 500% a qualquer país que colabore com a Rússia e mantenha a máquina de guerra de Putin.

“Ele poderá aumentar ou reduzir a tarifas, de 0% a 500%. Ele terá flexibilidade total. Mas estamos perseguindo as pessoas que mantêm Putin nos negócios e impondo sanções adicionais à própria Rússia.

“Esta é, de fato, uma marreta à disposição do presidente Trump para acabar com esta guerra.

“China, Índia e Brasil, vocês vão sofrer muito se continuarem ajudando Putin.”