Tarifaço expõe o descarte do bolsonarismo, diz Guimarães

O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), afirmou nesta 2ª feira (14.jul.2025) que a tarifa de 50% imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (republicano), sobre produtos importados do Brasil expôs o desgaste da oposição.

“O tarifaço de Trump expôs o descarte do bolsonarismo e a opção definitiva do Brasil pelo fortalecimento da democracia e defesa das nossas instituições. O Brasil está virando a página das ameaças à democracia e ao futuro próspero, justo, solidário e livre da nação brasileira, que nós construímos”, declarou o deputado no X.

Ao anunciar a sobretaxa, em 9 de julho, Trump justificou a medida com base no tratamento dado pelo governo brasileiro ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu por tentativa de golpe de Estado.

Aliado de primeira hora do ex-presidente, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), chegou a cobrar articulação por parte do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e declarou que não adiantava o petista “se esconder atrás de Bolsonaro”.

Depois, mudou o tom e reconheceu que a medida, que entra em vigor em 1º de agosto, deve impactar a indústria paulista. Também defendeu a união de “esforços” para “resolver a questão”.

O próprio Bolsonaro, que no dia seguinte ao anúncio de Trump elogiou a “coragem” do republicano e culpou Lula pela medida, disse, no domingo (13.jul), não se alegrar com o impacto das tarifas sobre os produtores rurais e a população. No entanto, sugeriu, de forma indireta, que a saída seria a anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro.