Anúncio de Trump sobre tarifas expõe contradições da direita, diz Boulos

O deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) afirmou em entrevista à Folha de S.Paulo que o anúncio do presidente americano Donald Trump (Partido Republicano) sobre aumento de tarifas para produtos brasileiros expõe contradições da extrema direita no país.

Na entrevista, publicada nesta 3ª feira (15.jul.2025), o congressista afirmou que a defesa das pautas da justiça tributária e da taxação dos super-ricos colocou o governo Lula na ofensiva pela 1ª vez em seu 3º mandato.

“O ataque de Trump ao Brasil tira a máscara da extrema direita. Passaram anos usando os símbolos nacionais e agora atuam como traidores da pátria. Passaram anos dizendo que a esquerda quer taxar o povo brasileiro e quem taxa é um aliado deles e com apoio deles. A máscara caiu e só ficou o rastro de hipocrisia. Isso torna ainda mais nítido de qual lado cada um está”, disse. O deputado ainda afirmou que a oposição “conspira contra o país”. 

O congressista disse que a defesa da isenção do Imposto de Renda para faixas mais baixas e a taxação dos super-ricos representam compromissos assumidos durante a campanha eleitoral. “Ele [Lula] está executando o programa pelo qual foi eleito por 60 milhões de brasileiros”, afirmou.

O deputado também contestou críticas recentes do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), sobre a polarização do discurso. “A polarização no Brasil tem 500 anos. Um país que tem esse nível de desigualdade não tem como não ter polarização social e política”, afirmou.

Boulos também falou sobre a disputa nas redes. Até pouco tempo atrás a gente estava tomando de 7 a 1 nas redes. Agora, estamos num momento em que a esquerda mostra que pode fazer frente. Acho que acertamos um tom e temos que seguir em frente nele”, disse.

Manifestação na Paulista

Na 5ª feira (10.jul.2025), em ato na avenida Paulista, em São Paulo o deputado declarou que os “verdadeiros patriotas” eram aqueles que protestavam contra o Congresso e as tarifas impostas pelos Estados Unidos. “Aqui estão hoje os verdadeiros patriotas do país. Não quem é traidor da pátria, não quem usa símbolo nacional para conspirar contra o país”, disse, referindo-se aos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Já foi o tempo em que o Brasil falava grosso com a Bolívia e fino com os Estados Unidos. Isso pode ser com o Bolsonaro, que bate continência para a bandeira deles, para o Eduardo Bolsonaro, que vai se esconder debaixo da saia do Trump, nos Estados Unidos. Mas com Lula não é assim”, declarou.

Boulos também criticou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que culpou Lula pela sobretaxa de Trump —posição que alterou posteriormente. “A postura do Tarcísio é vergonhosa. São Paulo é o Estado mais industrializado do país, e o Estado que, com essa taxação, vai ser o mais prejudicado. O governador de São Paulo, que deveria defender o interesse dos paulistas, tomou uma atitude vexatória, de colocar sua servidão ao bolsonarismo acima do Estado que deveria governar.”