Aprovação de Lula sobe após Trump anunciar tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, diz AtlasIntel

A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu após o anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a aplicação de uma tarifa de 50% a produtos brasileiros. Os dados são da nova pesquisa AtlasIntel/Bloomberg, divulgada nesta terça-feira (15/7).

Segundo o levantamento, a aprovação de Lula passou de 47,3% em junho para 49,7% em julho, o maior índice registrado em 2025. Já a desaprovação caiu 1,5 ponto percentual, de 51,8% para 50,3%. A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 13 de julho, com 2.841 entrevistas em todo o país e margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

A avaliação do governo federal também oscilou positivamente: em junho, 41,6% dos entrevistados avaliavam a gestão como ótima ou boa. Em julho, esse índice subiu para 43,4%.

O levantamento ocorreu logo após a medida de Trump, anunciada em 9 de julho, que impõe uma alíquota de 50% sobre importações brasileiras, sob o argumento de que há uma “caça às bruxas contra Jair Bolsonaro (PL)” no Brasil.

A resposta dos brasileiros à decisão do presidente norte-americano foi majoritariamente crítica. Segundo a pesquisa, 62,2% consideram a medida injustificada, enquanto 36,8% dizem que a ação é justificada.

A taxação anunciada por Trump gerou forte repercussão internacional e reacendeu o debate sobre as relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos, além de mobilizar setores da indústria brasileira preocupados com o impacto econômico da medida.

Leia também:

O post Aprovação de Lula sobe após Trump anunciar tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, diz AtlasIntel apareceu primeiro em Estado do Pará Online.