Confira os paraenses na lista de ‘Cabeças’ do Congresso Nacional em 2025

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) divulgou, nesta semana, os 100 ‘Cabeças’ do Congresso Nacional em 2025, ou seja, as personalidades cujo exercício se diferencia dos demais por qualidades ou habilidades descritas no DIAP. Na pesquisa, o senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) e o deputado Joaquim Passarinho (PL-PA), apareceram em 99º e 47º lugar, respectivamente.

A pesquisa inclui apenas os parlamentares que estão (estavam) no efetivo exercício do mandato no período de avaliação, que considera o desempenho parlamentar desde a posse, especialmente o 1º trimestre de 2025.

Assim, quem esteve licenciado para assumir cargos fora do Parlamento este ano, mesmo influente, não faz parte da publicação. Por isto, não constam entre os 100 mais influentes de 2025, os deputados que estão licenciados do mandato, cumprindo missão no Poder Executivo.

Novos deputados

Na Câmara, 7 deputados assumiram o mandato após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que revisou a regra aplicada nas eleições de 2022 para o cálculo de distribuição das sobras eleitorais.

Dentre esses novos empossados, destaca-se o ex-senador e ex-governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB), que garantiu vaga na Câmara, e reúne condições políticas para integrar a elite do Congresso, embora não esteja nesta edição de 2025.

Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso em 2025, 69 são deputados, e 31 senadores. Desses, 19% são novos em relação aos “Cabeças” de 2024. Dos 19 novos, 15 são deputados, e 4 são senadores.

Leia também:

O post Confira os paraenses na lista de ‘Cabeças’ do Congresso Nacional em 2025 apareceu primeiro em Estado do Pará Online.