Governo sobe o tom contra EUA e diz que soberania não é “negociável”

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil subiu o tom contra os Estados Unidos e criticou as manifestações do Departamento de Estado e da embaixada norte-americana sobre o Supremo Tribunal Federal. Em nota oficial, divulgada nesta 3ª feira (15.jul.2025), o Itamaraty classificou as declarações como “intromissão indevida e inaceitável”.

Na véspera, o subsecretário do Departamento de Estado dos EUA, Darren Beattie, havia falado no X (ex-Twitter) em “ataques ao [ex-presidente] Jair Bolsonaro [PL], à liberdade de expressão e ao comércio norte-americano”. No mesmo dia, também na rede de Elon Musk, a embaixada chamou a corte máxima brasileira de “Supremo Tribunal de Moraes”, em menção direta ao ministro Alexandre de Moraes.

Bolsonaro é réu em um processo criminal no Supremo sob acusação de tentativa de golpe de Estado depois de perder as eleições para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022.

Segundo o governo brasileiro, as manifestações não condizem com os 200 anos de relações diplomáticas entre os 2 países, “marcadas por respeito mútuo”.

O governo brasileiro afirmou que pretende continuar o diálogo comercial em relação às tarifas para beneficiar as economias, setores produtivos e populações de ambas as nações. O Itamaraty também indicou que a “politização equivocada” das questões comerciais não é responsabilidade do Brasil.