Foto: Vídeoreprodução
Um esculacho promovido por estudantes da Escola Municipal Enofre Moreira – extinta Fundação Escola Bosque Enofre Moreira (Funbosque) – nesta terça-feira (15/7), desmascarou o prefeito Igor Normando (MDB), em visita à unidade para anunciar obras. Surpreendido e fora do roteiro planejado, Igor teve de encarar o descontentamento diante da falta de diálogo e do desmonte que realizou na Fundação.
No dia anterior, o Ministério Público do Pará (MPPA) ingressou com Ação Civil Pública, através da promotora Sinara Lopes Lima de Bruyne, pedindo a suspenção da reforma administrativa promovida por Igor, que extinguiu a Funbosque e a incorporou à estrutura da Secretaria Municipal de Educação (Semec),
Normando foi encurralado pela falta de transparência da gestão municipal e recebeu uma verdadeira aula sobre eco-arquitetura de uma estudante. Ela explicou a importância de minimizar os impactos ambientais em construções, utilizando recursos naturais de forma sustentável e promovendo harmonia entre o ambiente construído e o ecossistema. Além disso, relembrou a extinção da Funbosque, resultado da reforma administrativa promovida por Normando, em fevereiro deste ano.
“Mas não é fácil a população toda ver isso e não somente a elite ver? Isso porque vocês colocam essas imagens e ‘discursinhos’ falsos. Eu estou fazendo uma pergunta. Cadê a resposta?”, disparou uma jovem se direcionando ao prefeito.
O prefeito disse: “Sabe por que eu parei para ouvir vocês?”
A aluna retruca: “Porque o senhor quer gravar e colocar nas redes sociais que o senhor escuta os alunos“.
Ela também criticou a proposta de climatização das salas de aula, apontando que a medida contraria a proposta pedagógica e ambiental da Escola Bosque.
“O senhor quer climatizar uma escola ambiental? O senhor sabe qual era o projeto da escola logo no início? Sabe por que as salas do fundamental são abertas para entrar ventilação?”, afirma a estudante.
“Porque logo no começo da escola, as primeiras pesquisas feitas com os ar-condicionado apontavam que eles eram poluentes. Então, as salas eram abertas para o ar [natural] ventilar, principalmente, para crianças, pais e professores terem conexão com a natureza”, explicou a jovem a Igor Normando.
Veja o vídeo:
O post A internet ADOROU: Igor Normando vai gravar propaganda e é esculachado por alunos da Escola Bosque apareceu primeiro em PONTO DE PAUTA – PARÁ.