Está confirmada a morte de cinco pessoas no grave acidente ocorrido na madrugada desta quarta-feira (16), no km 2 da BR-153, em Porangatu, no norte de Goiás. A colisão envolveu um micro-ônibus da Universidade Federal do Pará (UFPA), que transportava estudantes para o Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), e uma carreta. Informações iniciais divergentes, que circularam em alguns veículos de comunicação, apontavam seis ou até nove mortos, mas o número oficial de vítimas fatais é cinco.
As identidades de quatro das vítimas foram confirmadas pela UFPA, pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFPA), pelo campus de Altamira e pela UNE. São elas:
- Ademilson Militão de Oliveira – motorista do micro-ônibus, do campus da UFPA em Altamira;
- Leandro Souza Dias – estudante do curso de Farmácia, campus UFPA Belém;
- Ana Letícia Araújo Cordeiro – estudante de Pedagogia, campus UFPA Belém;
- Welfesom Campos Alves – estudante de Produção e Multimídia, campus UFPA Belém.
A quinta vítima é o motorista da carreta envolvida na colisão, cuja identidade ainda não havia sido divulgada até a última atualização desta reportagem.
O comboio levava cerca de 70 estudantes da UFPA com destino à Universidade Federal de Goiás, onde participariam do congresso da UNE. Um segundo ônibus do comboio também foi atingido no acidente, mas, felizmente, nenhum ocupante desse veículo ficou ferido.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), nove feridos foram encaminhados para hospitais em Alvorada do Tocantins (TO) – seis em estado estável e três com quadro moderado. Três pessoas em estado grave foram levadas para Gurupi (TO). Outros feridos, com lesões leves e moderadas, foram atendidos em Porangatu (GO). Um passageiro da carreta também sofreu ferimentos graves.
Equipes do Instituto Médico Legal (IML) e da Polícia Técnico-Científica estiveram no local para realizar os trabalhos de perícia.
Luto oficial e apoio às famílias
A UFPA decretou luto oficial de três dias. Em comunicado nas redes sociais, a instituição lamentou a tragédia:
“É com profunda dor que a Universidade Federal do Pará lamenta pelo grave acidente envolvendo membros da comunidade universitária que viajavam para o Congresso da UNE, em Goiânia. A Universidade Federal do Pará presta respeito às vítimas e familiares e decreta luto oficial de três dias.”
Foi montado um ponto de atendimento e apoio psicológico e social aos familiares dos estudantes, localizado na sala dos professores, no térreo do Mirante do Rio, no campus básico I da UFPA, em Belém.
Cursos dos quais as vítimas faziam parte também publicaram notas de pesar nas redes sociais. Colegas destacaram o comprometimento acadêmico dos estudantes e lamentaram as perdas irreparáveis.
The post Cinco mortes confirmadas com comboio da UFPA em Goiás: nomes das vítimas são divulgados appeared first on Ver-o-Fato.