A FCC (Comissão Federal de Comunicações, em português) dos Estados Unidos planeja adotar regras para impedir a conexão de cabos submarinos com tecnologia ou equipamentos chineses ao território norte-americano. A medida foi anunciada nesta 4ª feira (16.jul.2025) e visa a proteger a infraestrutura de comunicações contra possíveis riscos à segurança nacional.
De acordo com informações da Reuters, a decisão é motivada por preocupações relacionadas à possibilidade de espionagem e vulnerabilidades na rede de cabos submarinos. Os Estados Unidos têm manifestado apreensão quanto ao papel da China no gerenciamento do tráfego de rede.
A iniciativa afeta empresas que operam ou planejam operar cabos submarinos de comunicação com componentes chineses conectados aos Estados Unidos.
Indiretamente, também impacta fabricantes chineses de equipamentos de telecomunicações como Huawei, ZTE, China Telecom e China Mobile.
As restrições serão aplicadas nos pontos de conexão dos cabos submarinos internacionais com a infraestrutura de telecomunicações dos Estados Unidos.
Anteriormente, os reguladores norte-americanos contribuíram para o cancelamento de 4 projetos de cabos que pretendiam conectar os Estados Unidos a Hong Kong desde 2020.