Internautas brasileiros inundaram as redes sociais do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (republicano), e do governo norte-americano com memes do ensaio nu do ex-jogador Vampeta. A mobilização, conhecida como “vampetaço”, surgiu em protesto contra a tarifa de 50% anunciada pelos EUA sobre produtos brasileiros.
A ação também é uma reação à abertura de uma investigação comercial para apurar supostas práticas desleais envolvendo o Pix e o comércio informal na rua 25 de Março, em São Paulo.
Na postagem publicada pela USTR (Escritório do Representante de Comércio dos EUA) no X, na 3ª feira (15.jul), anunciando as medidas, brasileiros responderam com variações do “vampetaço”. Em uma delas, o órgão genital de Vampeta aparece coberto pelo símbolo do Pix, com a frase: “Alô, Trump! Tira a mão do meu Pix”.
O que é o “vampetaço”
O “vampetaço” é um protesto digital bem-humorado que utiliza uma foto do ensaio nu do ex-jogador Vampeta para a revista G Magazine, publicada em 1999. A imagem é adaptada em memes e enviada em massa a autoridades e personalidades.
Em fevereiro de 2024, a campanha mirou o ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, após críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em março, o alvo foi Elon Musk, dono do X, depois de ele atacar o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.