O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou nesta 5ª feira (17.jul.2025) que não tem “tanta liberdade” com o governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (republicano), mas acredita que teria “sucesso” em negociar uma solução para a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.
“Isso é lá com o governo Trump. Eu não tenho essa liberdade toda que vocês acham que eu tenho com ele. O que ele quer é democracia no Brasil. Ele quer negociar, mas não tem com quem negociar. Pelo que tudo indica, vai ficar pior para a gente”, disse, em fala a jornalistas no Senado. “Eu acho que eu teria sucesso em ter uma audiência com o presidente Trump. Estou à disposição”, declarou.
Bolsonaro afirmou ainda que seu filho, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), “fez mais” do que o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para buscar um acordo com a Casa Branca.
“Está lá o meu filho, Eduardo Bolsonaro, que tem portas abertas na Casa Branca, no Capitólio, fazendo mais do que a Embaixadora que não está lá, está de férias, mais do que o chefe nosso aqui, o ministro das Relações Exteriores que não está lá também, que até agora não conversou com o Marco Rubio. Que política externa é essa?”, declarou.
TARIFAÇO
O presidente dos EUA anunciou a tarifa de 50% sobre os produtos do Brasil em 9 de julho. A publicação foi feita na Truth Social.
Trump publicou uma carta destinada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Justificou o aumento pelo tratamento que o governo brasileiro deu a Bolsonaro, a quem disse respeitar “profundamente”.
“A forma como o Brasil tratou o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos, é uma vergonha internacional”, disse. “Esse julgamento não deveria estar acontecendo. É uma caça às bruxas que deve terminar IMEDIATAMENTE!”, disse Trump.
As tarifas de 50% valerão a partir de 1º de agosto de 2025. A medida vale para todos os produtos brasileiros enviados para os EUA.