Um ataque atribuído a Israel atingiu a Igreja da Sagrada Família, única igreja católica de Gaza, nesta 5ª feira (17.jul.2025), matando duas pessoas e ferindo várias outras, incluindo o pároco local. O Patriarcado Latino de Jerusalém confirmou o bombardeio. As FDI (Forças de Defesa de Israel) informaram que estão investigando as circunstâncias.
“Duas pessoas foram mortas como resultado de um aparente ataque do Exército israelense que atingiu o Complexo da Sagrada Família nesta manhã”, declarou o Patriarcado Latino de Jerusalém em comunicado. Leia a íntegra do comunicado (PDF – 112kB, em inglês e em árabe).
O padre Gabriel Romanelli, pároco argentino da igreja, está entre os feridos, mas com danos leves. Romanelli mantinha contato regular com o papa Francisco, que morreu em abril de 2025, sobre o conflito.
O ataque danificou a estrutura da igreja localizada na cidade de Gaza. As autoridades israelenses não esclareceram as razões específicas para o ataque.
Em resposta ao incidente, o papa Leão 14 enviou um telegrama dizendo estar “profundamente entristecido” e pedindo “um cessar-fogo imediato”. O pontífice expressou sua “profunda esperança por diálogo, reconciliação e paz duradoura na região”, segundo documento assinado pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin.
As FDI divulgaram nota afirmando estar “cientes dos relatos sobre danos causados à Igreja da Sagrada Família na Cidade de Gaza e vítimas no local. As circunstâncias do incidente estão sob revisão”. O comunicado acrescentou que “as FDI fazem todo esforço possível para mitigar danos a civis e estruturas civis, incluindo locais religiosos, e lamentam qualquer dano causado a eles”.
https://static.poder360.com.br/2025/07/idf-pronunciamento-igreja-gaza-17jul2025.jpeg
A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni (Irmãos de Itália, direita), responsabilizou Israel pelo ataque. “Os ataques contra a população civil que Israel tem realizado por meses são inaceitáveis. Nenhuma ação militar pode justificar tal atitude”, afirmou.
https://static.poder360.com.br/2025/07/giorgia-meloni-pronunciamento-igreja-gaza-17jul2025.jpeg