Fiorentina recebe 55 mi de euros para obras no Stadio Franchi

O governo italiano liberou 55 milhões de euros para a continuidade das obras de renovação do Stadio Franchi, casa da Fiorentina. O decreto ministerial foi assinado no início de julho de 2025 pelo ministro do Interior Matteo Piantedosi, em acordo com os ministros das Finanças e de Assuntos Europeus. Os recursos provêm dos PUI (Planos Urbanos Integrados) e faziam parte dos cerca de 200 milhões de euros originalmente destinados ao estádio, mas cortados do orçamento em 2023.

O decreto destina verbas a 11 projetos municipais de Florença, Itália. Como os empreendimentos já contam com recursos garantidos pelo Palazzo Vecchio, sede da prefeitura, o valor economizado será redirecionado para as obras do estádio, de acordo com o site StadiumDB.

A decisão do governo italiano representa a retomada parcial do financiamento suspenso há 2 anos. A Fiorentina e a cidade de Florença são as principais beneficiadas pela liberação dos recursos.

O valor liberado corresponde a apenas metade do montante necessário para finalizar a renovação. Serão necessários aproximadamente mais 55 milhões de euros para completar as intervenções no estádio.

A administração da Fiorentina recebeu positivamente a notícia, mas aguarda respostas do Palazzo Vecchio sobre o novo cronograma de trabalho e quais tarefas permanecerão sem financiamento apesar da verba disponível.

Na próxima 3ª feira (22.jul.2025), acontecerá um encontro no Palazzo Vecchio com representantes da Uefa, da FIGC (Federação Italiana de Futebol) e da Fiorentina para discutir a candidatura de Florença como sede da Eurocopa de 2032.

Nos dias seguintes, será realizada outra reunião na prefeitura para apoiar os preparativos para o torneio continental, antes da decisão da Uefa programada para outubro de 2026. Nessa ocasião, serão selecionados 5 estádios italianos para receber partidas do torneio co-organizado por Itália e Turquia.

“Precisamos acelerar”, afirmou o ministro dos Esportes Andrea Abodi, que anunciou a iminente nomeação de um comissário de estádio. Segundo ele, “os canteiros de obras devem ser abertos até abril ou maio de 2027”.