Julgamento de Bolsonaro deve terminar “imediatamente”, diz Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (republicano), disse nesta 5ª feira (17.jul.2025) que o julgamento do STF (Supremo Tribunal Federal) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) “deveria se encerrado imediatamente”. A declaração consta em carta publicada pelo líder norte-americano em suas redes sociais.

Eis a íntegra da carta:

“Prezado Sr. Bolsonaro:

“Tenho visto o terrível tratamento que o senhor está recebendo nas mãos de um sistema injusto voltado contra o senhor. Este julgamento deveria terminar imediatamente! Não me surpreende vê-lo liderando nas pesquisas; o senhor foi um líder altamente respeitado e forte que serviu bem ao seu país.

“Compartilho seu compromisso de ouvir a voz do povo e estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão –tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos– vindos do atual governo. Manifestei veementemente minha desaprovação, tanto publicamente quanto por meio de nossa Política Tarifária. Espero sinceramente que o Governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar oponentes políticos e acabe com seu ridículo regime de censura. Estarei acompanhando de perto”.