Zelensky negocia com Trump troca de tecnologia militar de drones

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky (Servo do Povo, centro), revelou que está em negociações com o presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano), para um possível intercâmbio de tecnologia militar que permitiria aos Estados Unidos adquirir drones ucranianos testados em combate. A informação foi divulgada em entrevista ao jornal New York Post na 4ª feira (16.jul.2025).

As conversas entre os 2 líderes focaram em um acordo que ajudaria cada país a fortalecer sua tecnologia aérea. A Ucrânia seria beneficiada com acesso a armamentos norte-americanos, enquanto os EUA obteriam tecnologia de drones já testada em situações reais de combate.

Os drones ucranianos têm capacidade de atingir alvos a até 1.300 km dentro do território russo. Esses veículos não tripulados se tornaram elementos fundamentais na estratégia defensiva da Ucrânia contra a invasão russa.

O orçamento de defesa e segurança nacional dos EUA para o próximo ano aumentará os investimentos em pequenos drones, parcialmente influenciado pelas lições aprendidas durante o conflito na Ucrânia, onde aeronaves não tripuladas demonstraram ser componentes eficazes e de baixo custo em operações militares.

“O povo da América precisa dessa tecnologia, e vocês precisam tê-la em seu arsenal”, afirmou Zelensky ao New York Post. O presidente ucraniano também afirmou que seu país mantém negociações semelhantes com outros países: “Estaremos prontos para compartilhar essa experiência com a América e outros parceiros europeus”. Segundo ele, a Ucrânia também conversa com Dinamarca, Noruega e Alemanha.