Moradores do Conjunto Habitacional e Comercial José Carlos Castro junto ao ex-prefeito Edmilson Rodrigues. Fotos: Edielson Shinohara
O ex-prefeito de Belém, Edmilson Rodrígues, foi recebido em um café da tarde de agradecimento pela conquista da casa própria. O encontro foi realizado nesta quinta-feira, 17, no Conjunto Habitacional e Comercial José Carlos Castro, onde as primeiras 64 famílias remanejadas nos bairros da Condor e Jurunas há cerca de 18 anos, durante a gestão do prefeito Duciomar Costa, receberam apartamentos.
As unidades habitacionais foram construídas no bairro da Condor, pela Prefeitura de Belém durante a gestão de Edmilson. O ex-prefeito deixou mais blocos de apartamentos em construção e com recursos garantidos, totalizando 352 unidades habitacionais no Conjunto José Carlos Castro.

“Edmilson, em primeiro lugar, a gente agradece a Deus por estarmos em uma casa digna. Em segundo lugar, isso tudo é graças a você, que sempre lutou junto com a gente”, repetiram vários moradores, como a sindica eleita Magaly Oliveira. “Muito obrigada, Edmilson. Você sempre nos tratou com muito carinho”, completou. Ela foi uma das famílias remanejadas do canal da Quintino Bocaiúva.
Edmilson retribuiu a gentileza: “Essa vitória é graças a luta de vocês que nunca desistiram de ter essa conquista”. Edmilson esteve ao lado das famílias remanejadas desde quando era deputado.
“O Edmilson lutou por nós, comprou a nossa causa. Ele disse que ia nos colocar na nossa casa e cumpriu”, disse o autônomo Paulo Henrique da Costa. Ele estava morando com a sogra e, hoje, tem uma casa digna para viver com a esposa e os filhos pequenos.
O casal de idosos Raimundo e Maria do Sacramento mostrou a Edmilson o imóvel térreo que recebeu, garantindo a acessibilidade dela, que possui dificuldade de locomoção. O casal está mobiliando e arrumando o imóvel, enquanto planeja mais adaptações da moradia. “Colocamos grades e vamos botar uma cor na parede”, comenta Raimundo.
Promaben
O conjunto habitacional foi construído por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), da Prefeitura, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O programa iniciado na gestão do prefeito Zenaldo Coutinho objetiva a realização de obras e macrodrenagem e saneamento, bem como ações de retorno social à população.
“Superamos desafios para chegar até aqui. Retomamos a confiabilidade do BID, que ameaçava suspender o contrato de financiamento de US$ 143,6 milhões, devido a atrasos de execução da gestão anterior. Aceleramos as obras, deixamos o contrato executado em 99,84% e fomos elogiados pelo BID”, recorda Edmilson.
O contrato foi assinado em 2018 e será concluído em 2025. Entre as realizações alcançadas estão a conclusão das obras de macrodrenagem; 4 blocos de apartamentos com 16 unidades habitacionais cada; Estação de Tratamento de Esgoto (ETE); Etapa 1 da duplicação da Avenida Bernardo Sayão e a Etapa 2 realizada em 50%; a unidade de referência para vigilância de doenças tropicais negligenciadas; e a reforma e restauração do prédio histórico ao lado da Igreja da Sé, no bairro da Cidade Velha, que passou a ser sede do Promaben.
O post Edmilson Rodrigues é recebido por moradores do Conjunto Habitacional construído em sua gestão apareceu primeiro em PONTO DE PAUTA – PARÁ.