O FMI (Fundo Monetário Internacional) elogiou o Pix em seu relatório anual sobre a economia brasileira. A avaliação foi divulgada na 4ª feira (16.jul.2025), 2 dias depois de o governo dos Estados Unidos classificar o sistema como prática financeira desleal em investigação comercial contra o Brasil. Eis a íntegra do relatório (PDF, em inglês – 6 MB).
“O Banco Central do Brasil continua a avançar em sua agenda de inovação financeira. O pix, sistema de pagamento instantâneo desenvolvido pelo BCB, já representa 49% de todos os pagamentos eletrônicos no Brasil –o método mais popular, refletindo seus baixos custos e liquidação imediata”, afirma o documento do fundo.
A avaliação foi publicada em momento de tensionamento nas relações comerciais entre Brasil e EUA. Na 2ª feira (14.jul), o Escritório do Representante do Comércio norte-americano iniciou uma investigação contra o Brasil e incluiu o Pix entre as práticas consideradas desleais.
O governo do presidente dos EUA, Donald Trump (republicano), disse ainda que avaliará práticas brasileiras em áreas como comércio eletrônico, tecnologia, taxas de importação e desmatamento. Além disso, critica a proteção de propriedade intelectual no Brasil.
A tensão vai além da investigação dos EUA. Em 9 de julho, o presidente Donald Trump (republicano) anunciou tarifas de 50% para produtos brasileiros a partir de 1º de agosto. Trump disse que a decisão foi motivada pela maneira como seu aliado Jair Bolsonaro vem sendo tratado no Brasil.
Para o norte-americano, há uma “caça às bruxas” contra o ex-presidente, alvo de um processo sob acusação de golpe de Estado no STF (Supremo Tribunal Federal).