ICMBio Realiza Ação Preventiva Contra Incêndios no Morro dos Ventos, em Parauapebas

ICMBio Realiza Ação Preventiva Contra Incêndios no Morro dos Ventos, em Parauapebas


ICMBio e Força-tarefa une instituições para proteger o Morro dos Ventos

Na manhã desta quinta-feira (18/07), uma força-tarefa liderada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em parceria com o o 23º Grupamento de Bombeiros Militar de Parauapebas, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), a Defesa Civil, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (SAEEP) e outras instituições municipais, realizou uma ação estratégica de prevenção a incêndios no Parque Natural Municipal Morro dos Ventos, em Parauapebas.

Queima prescrita como ferramenta de prevenção

Segundo Manuel Delvo Bezerra, analista ambiental do ICMBio e atual coordenador de consolidação territorial e manejo, a atividade consistiu em uma queima prescrita técnica planejada e controlada para reduzir o material combustível e, assim, evitar incêndios de grandes proporções na área de conservação ambiental.

“Essa queima tem o objetivo de proteger a unidade de conservação municipal. Ela foi executada de forma intencional e técnica para impedir que ocorrências futuras causem danos mais severos ao parque”, explicou Bezerra, que também atua como gerente do Fogo no Núcleo de Gestão Integrada ICMBio Carajás.

Mudanças climáticas aumentam o risco de incêndios

A preocupação com incêndios florestais tem se intensificado diante das mudanças climáticas globais.

“Estamos vivendo alterações severas no clima: temperaturas muito altas e baixa umidade do ar tornam o ambiente mais propenso ao fogo. Locais que antes não queimavam, como florestas tropicais, agora estão vulneráveis”, alertou.

Uso consciente do fogo é essencial

Além disso, Bezerra reforçou a importância do uso consciente do fogo.

“O fogo não é necessariamente o vilão, ele é uma ferramenta milenar. O problema é o uso inadequado, especialmente sem as devidas precauções. Na zona urbana, por exemplo, a queima é proibida por lei. Já no caso do Morro dos Ventos, a ação foi autorizada, planejada e acompanhada por profissionais capacitados.”

Monitoramento contínuo garante segurança

Nesse sentido, a operação não termina com a execução da queima. Logo, as equipes permanecem no local monitorando a área para evitar reignições quando o fogo volta a se alastrar garantindo a segurança da população e a preservação do meio ambiente.

ICMBio faz Alerta à população

A mensagem final do gerente do fogo do ICMBio é clara: “É possível fazer uso do fogo com segurança, mas ele exige responsabilidade. Portanto, em tempos de crise climática, cada ação preventiva conta.”

📱 – Siga a Arara Azul FM 96.9 nas Redes Sociais: Instagram / Whatsapp / Youtube

O post ICMBio Realiza Ação Preventiva Contra Incêndios no Morro dos Ventos, em Parauapebas apareceu primeiro em Rádio Arara Azul FM 96,9 | Parauapebas.