Mais de 582 mil aposentados e pensionistas já aderiram ao acordo proposto pelo governo federal para ressarcir descontos indevidos feitos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O número representa 30,4% do total de 1,9 milhão de beneficiários aptos a assinar.
Segundo o Ministério da Previdência, São Paulo lidera, com 114.599 registros, seguido por Minas Gerais (57.318), Bahia (55.786) e Rio de Janeiro (55.080). Em Estados como Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Rio Grande do Sul, a taxa de adesão supera os 31%.
Os valores serão pagos em parcela única, corrigidos pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), diretamente na conta em que o segurado recebe o benefício. Os depósitos começam em 24 de julho, seguindo a ordem de adesão –quem assinou 1º, recebe antes.
O pedido pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS ou presencialmente nos Correios, sem taxa ou exigência de documentos. Para aderir, é necessário acessar o app Meu INSS com CPF e senha, ir em “Consultar Pedidos”, clicar em “Cumprir Exigência”, marcar “Sim” e enviar.