Uma empresa internacional está em fase final de negociação para adquirir um clube da SPL (Saudi Pro League), principal competição de futebol da Arábia Saudita. Esta será a 1ª vez que um time da liga saudita terá um proprietário estrangeiro. A informação foi divulgada na 6ª feira (18.jul.2025) pelo jornal The Athletic.
A identidade da empresa compradora e do clube envolvido na transação ainda não foi revelada. A aquisição representa uma nova etapa no processo de privatização da liga saudita, que até 2023 era controlada integralmente pelo ministério do esporte do país.
A estrutura de propriedade dos clubes sauditas passou por transformações significativas nos últimos anos. Em 2023, o PIF (Fundo de Investimento Público) da Arábia Saudita adquiriu 75% das ações de 4 clubes: Al Nassr, Al Hilal, Al Ahli e Al Ittihad.
Seis equipes foram colocadas à venda como parte da iniciativa de privatização, incluindo Al Okhdood, Al Orobah e Al Kholood da SPL, além de Al Zulfi, Al Nahda e Al Ansar das divisões inferiores. Os novos proprietários dessas equipes devem ser anunciados nas próximas semanas.
O objetivo é que a maioria dos 18 clubes da Pro League seja de propriedade privada nos próximos anos, segundo o The Athletic. Os 4 clubes controlados pelo PIF investiram 1 bilhão de libras (1,3 bilhão de dólares) na contratação de jogadores de ligas europeias.
Um desafio para a SPL é a falta de partidas competitivas contra os principais times europeus, considerando que a próxima Copa do Mundo de Clubes da Fifa será apenas em 2029. Em outubro de 2024, o CEO do Al Hilal, Esteve Calzada, afirmou que os times da SPL receberiam bem um convite para a Liga dos Campeões da UEFA, mas a entidade europeia esfriou as especulações sobre essa possibilidade.