A Netflix implementou inteligência artificial generativa para criar efeitos visuais em sua série argentina “El Eternauta”. O anúncio foi feito por Ted Sarandos, co-CEO da empresa, na 5ª feira (17.jul.2025), depois da divulgação do balanço financeiro do 2º trimestre.
A plataforma de streaming usou a tecnologia para criar uma cena que mostra o desabamento de um prédio em Buenos Aires. Essa é a 1ª produção da Netflix a incorporar imagens produzidas por inteligência artificial em seus efeitos visuais.
A sequência de efeitos visuais foi concluída 10 vezes mais rápido do que seria possível com ferramentas e fluxos de trabalho tradicionais, segundo Sarandos. A decisão de implementar IA na produção foi feita para cortar gastos.
A série “El Eternauta”, que tem uma temporada e 6 episódios, narra a história de sobreviventes de uma devastadora nevasca tóxica. O co-CEO disse que o uso da tecnologia não substitui o trabalho humano.
“São pessoas reais fazendo trabalho real com ferramentas melhores. Nossos criadores já estão vendo os benefícios na produção por meio de trabalhos de pré-visualização e planejamento de cenas, e certamente efeitos visuais”, afirmou.