O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta 6ª feira (18.jul.2025) que só decidirá sobre se candidatar a um 4º mandato em 2026. Em evento sobre a ferrovia Transnordestina, no Ceará, o petista disse que vai “conversar” com sua “consciência” até o próximo ano e que, se estiver saudável, concorrerá.
“Eu só vou decidir ser candidato, se eu for, no ano que vem porque eu tenho que conversar com a minha consciência e conversar com vocês”, disse.
Assista ao evento (1h8min):
Apesar do discurso cauteloso sobre uma possível candidatura à reeleição, é dado como certo pelo governo e aliados que Lula concorrerá no próximo ano.
No discurso desta 6ª feira, ele afirmou que as pessoas não precisam se preocupar que, se estiver com saúde e disposição, ele será candidato para evitar que os aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a quem ele chamou de “bando de malucos”, voltem ao poder.
“Não se preocupem. Eu vou fazer 80 anos de idade, se eu tiver com a saúde que eu estou hoje, com a disposição que eu estou hoje, vocês podem ter certeza de que eu serei candidato outra vez para ganhar as eleições nesse país. Podem ter certeza, serei candidato para ganhar as eleições nesse país. Porque eu não vou entregar esse país de volta para aquele bando de maluco que quase destrói esse país nos últimos anos. Podem estar certos disso: eles não voltarão.”
Ferrovia Transnordestina
O presidente Lula anunciou nesta 6ª feira a liberação de recursos a partir de fundos de investimento para a ferrovia Transnordestina na região de Missão Velha, no Ceará.
Atualmente, 280 km de obras de infraestrutura estão em execução, gerando mais de 4 mil empregos diretos e envolvendo mais de R$ 4 bilhões em contratos assinados.
Paralisadas desde 2017, as obras retornaram em 2020, mas só em 2023 que o governo federal liderou um movimento de reestruturação do financiamento. O investimento total realizado soma cerca de R$ 8,2 bilhões.