Políticos da oposição usaram as redes sociais para comemorar a revogação do visto norte-americano do ministro STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes. A decisão foi anunciada nesta 6ª feira (18.jul.2025) pelo secretário de Estado Marco Rubio.
O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) afirmou que “o Brasil está virando um párea internacional”. A declaração foi feita em um vídeo publicado em seus perfis nas redes sociais
Assista (10min12s):
URGENTE! Marco Rubio acaba de anunciar que revogará visto de Moraes, outros ministros do STF e familiares. E pensar que faziam piada dessa possibilidade até pouco tempo atrás… pic.twitter.com/PQtADb0yq3
— Marcel van Hattem (@marcelvanhattem) July 19, 2025
Van Hattem ainda afirmou que o STF e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estão “colocando o Brasil em uma situação muito ruim”.
“Precisamos do povo nas ruas. Precisamos parar o Brasil. Precisamos mostrar para Lula, para o STF, para Moraes, para o PT, para aqueles que se acham os donos do poder, que nós não vamos deixar o Brasil virar uma ditadura.
Não vamos seguir o mesmo caminho que a Venezuela seguiu”, disse.
O deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) também reagiu ao veto do visto de Moraes. Em publicação no X (ex-Twitter), ele agradeceu ao presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano), pela medida.
“Eu não posso ver meu pai e agora tem autoridade brasileira que não poderá ver seus familiares nos EUA também […] Eis o CUSTO MORAES para quem sustenta o regime. De garantido só posso falar uma coisa: tem muito mais por vir!”, escreveu.
O congressista também publicou uma imagem em que Moraes aparece com uma tira de orelhas do Mickey Mouse, personagem famoso da Disney e ironizou o caso do ex-assessor Filipe Martins, preso por determinação de Moraes.
O argumento de que o ex-assessor teria acompanhado Bolsonaro em viagem aos EUA de 30 de dezembro de 2022 foi apresentado como indício de risco de fuga.
Eis abaixo outras reações:
- Nikolas Ferreira (PL-MG), deputado federal.
- Damares Alves (Republicanos-DF), senadora:
- Carlos Jordy (PL-RJ), deputado federal: