Trump diz que “quase ninguém apareceu” no Brics

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (republicano), disse nesta 6ª feira (18.jul.2025) que a cúpula do Brics no Rio de Janeiro foi esvaziada e voltou a criticar a ideia do grupo de acabar com a dependência do dólar no comércio internacional. O chefe de Casa Branca também voltou a ameaçar a imposição de tarifas de 10% sobre os países do bloco.

A reunião do Brics em 6 e 7 de julho foi presidida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas não teve a presença do presidente da Rússia, Vladimir Putin, e do líder chinês, Xi Jinping. Nas palavras de Trump, o Brics é um “grupo pequeno” que está “desaparecendo”.

“Temos esse pequeno grupo chamado Brics, que está desaparecendo rapidamente. Mas os Brics queriam tentar dominar o dólar. Eu disse: qualquer um que esteja com o Brics, vamos tarifar em 10%. Eles tiveram uma reunião no dia seguinte, e quase ninguém apareceu. Eles não queriam ser tarifados, é incrível”, disse Trump em evento na Casa Branca.

O republicano afirmou ainda que ficou triste quando “soube do Brics”. Trump declarou que o bloco é formado por só 6 países relevantes e que, se ele se organizasse, logo acabaria.

O Brics foi formado inicialmente por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Passou por um processo de expansão em 2023 e incluiu Emirados Árabes, Egito, Etiópia, Indonésia e Irã. A Arábia Saudita –possivelmente o 6º país mencionado por Trump– ainda não formalizou sua adesão no grupo econômico.

TRUMP X BRICS

Em 6 de julho, no 1º dia da reunião do Brics no Rio, Trump ameaçou taxar qualquer país que se alinhasse às “políticas antiamericanas do Brics”. No mesmo dia, o bloco havia emitido declaração conjunta afirmando que cada país tem o direito de estabelecer seus próprios marcos regulatórios sobre IA (inteligência artificial).

O Brics também criticou a “imposição de medidas coercitivas unilaterais contrárias ao direito internacional”, e citou “implicações negativas”, sem mencionar explicitamente o tarifaço do presidente norte-americano.

O presidente dos Estados Unidos voltou a dizer em 8 de julho que aplicará 10% de tarifas aos países do bloco. Segundo ele, o grupo tenta “destruir o dólar para que outro país assuma a posição e torne sua moeda o novo padrão”.

Em pelo menos 2 outros momentos de 2025, em janeiro e em fevereiro, o norte-americano falou em taxar em 100% os países do Brics se o grupo criasse uma moeda alternativa ao dólar.