O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, recebeu neste sábado (19.jul.2025) o presidente do Banco Master, Daniel Vorcaro, e o CEO da instituição, Augusto Ferreira, no edifício-sede da autoridade monetária, em Brasília.
O encontro durou cerca de uma hora e contou com a presença dos diretores do BC Ailton Aquino (Fiscalização) e Gilneu Vivan (Regulação).
O BRB (Banco de Brasília) anunciou em março de 2025 a aquisição de 58% do capital total do Banco Master.
A operação foi aprovada pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) em 17 de junho, mas ainda aguarda análise do Banco Central.
Em 9 de julho, Galípolo disse à Comissão de Finanças da Câmara que as duas instituições ainda definem o “perímetro” da operação –ou seja, o que uma pretende adquirir da outra. Declarou que o BC acompanha as negociações, “pedindo informações de maneira recorrente”.
Segundo o presidente do Banco Central, a autoridade monetária aguarda a definição do formato final da operação para iniciar a análise do negócio.
O BC não julga a conveniência da operação para os acionistas das instituições financeiras. Em fusões como a do BRB com o Master, a autarquia avalia se a fatia adquirida pode ser absorvida pela compradora e como a transação impacta o plano de negócios da instituição.
Além disso, o Banco Central também analisa a viabilidade econômica da parte da empresa que permanece independente.