Um homem de 29 anos foi preso em flagrante na noite de 6ª feira (18.jul.2025) depois de arremessar uma pedra contra um ônibus na avenida Nossa Senhora do Sabará, na Vila Arriete, zona sul de São Paulo. A prisão ocorreu por volta das 22h40. Essa foi a 10ª prisão relacionada aos ataques a coletivos na capital paulista.
Segundo a prefeitura, uma viatura da GCM (Guarda Civil Metropolitana) realizava patrulhamento na avenida quando foi alertada por uma pessoa sobre o ataque. Os guardas avistaram o suspeito, que tentou fugir, mas foi capturado.
Depois da detenção, o homem foi encaminhado ao 98º Distrito Policial, no Jardim Miriam. Não houve feridos na ocorrência.
ATAQUES A ÔNIBUS
A capital paulista registra 520 ataques a ônibus desde 12 de junho. A SPTrans contabilizou 25 novos casos da noite de 5ª feira (17.jul) a madrugada de 6ª feira (18.jul), e 14 ocorrências de 6ª feira (18.jul) a sábado (19.jul).
Na distribuição por delegacias seccionais, a 6ª Seccional, na zona sul, concentra 66 casos. A 3ª Seccional, na zona oeste, aparece em seguida, com 65 ocorrências.
A avenida Cupecê lidera o ranking de vias com mais ataques, somando 20 casos, também na zona sul. A rodovia Raposo Tavares registra 13 ocorrências, e a avenida Senador Teotônio Vilela, 12.
As autoridades investigam as motivações dos ataques. As principais linhas de apuração apontam para disputas entre empresas por mudanças contratuais no transporte público e desafios promovidos pela internet.
“As forças de segurança seguem atuando para identificar e prender os responsáveis pelos recentes ataques a ônibus registrados em São Paulo”, informou a SSP em nota ao Poder360. “O departamento reforça a importância de que as empresas de transporte coletivo formalizem os boletins de ocorrência para colaborar com as investigações”, disse.