Foto: Reprodução de vídeo
Os representantes do Fórum de Entidades de Belém, que reúne os sindicatos dos servidores públicos municipais, negaram as declarações da Prefeitura de Belém acerca de um eventual acordo no âmbito da campanha salarial deste ano. As entidades afirmam que, desde janeiro, tentam negociar com o Executivo municipal, sem sucesso. Segundo eles, uma reunião pré-agendada para o dia 16 não ocorreu devido à ausência de representantes do governo.
Em vídeo dirigido à categoria, que circulou em aplicativos de mensagem neste final de semana, Carina Lopes, dirigente do Fórum de Entidades, reforçou a posição do grupo:
“A Prefeitura tem se mostrado intransigente, sem apresentar qualquer proposta para negociação. Não houve reunião no dia 16, tampouco avanços em discussões sobre salário base, vale alimentação, concurso público ou o PCCR. Infelizmente, o prefeito Igor Normando (MDB), que faz parte de um governo que conta com um veículo de comunicação, insiste em dizer que valoriza o serviço público, mas isso não condiz com a realidade. Estamos em processo de mobilização, e a base decidirá os próximos passos“, apontando que o caminho pode ser a realização de uma greve geral dos servidores de Belém.
Lopes também destacou que, desde maio, a Prefeitura aumentou a alíquota de previdência de 11% para 14%, reduzindo em 3% os salários dos servidores. Ela reforçou que não houve qualquer negociação sobre a incorporação do adicional de escolaridade ao salário base ou abonos.
Além disso, as entidades classificaram como “reajuste fake news” o anúncio feito pelo prefeito. A suposta valorização salarial divulgada pelo governo municipal consistiu apenas na soma do salário base atual com abonos já existentes, sem qualquer incremento real. A manobra contábil, segundo os servidores, não trouxe benefício efetivo à categoria.
O post Sindicatos desmentem Prefeitura de Belém sobre suposto acordo na campanha salarial apareceu primeiro em PONTO DE PAUTA – PARÁ.