Parauapebas nomeia comissão para fortalecer políticas públicas voltadas à infância e adolescência

Grupo intersetorial atuará na implementação de ações estratégicas para garantir os direitos de crianças e adolescentes, em alinhamento ao Selo UNICEF e à Fundação Abrinq.

Com o compromisso de priorizar políticas públicas voltadas à proteção e ao desenvolvimento de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Parauapebas oficializou, por meio do Decreto nº 2795, publicado na edição da última sexta-feira (18) do Diário Oficial do Município, a nomeação dos membros que irão compor a Comissão Intersetorial pelos Direitos da Infância e Adolescência.

A iniciativa está alinhada aos compromissos firmados pelo município ao aderir a dois importantes programas de reconhecimento nacional e internacional: o “Prefeitas e Prefeitos Amigos da Criança”, da Fundação Abrinq, e o “Selo UNICEF – Edição 2025-2028”, promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Comissão será composta por representantes de diversas áreas

A nova comissão tem como objetivo integrar ações estratégicas de diferentes secretarias e garantir a efetivação dos direitos das crianças e adolescentes em Parauapebas. A composição da equipe contempla profissionais das áreas de saúde, educação, assistência social, saneamento e direitos humanos. Os nomeados são:

  • André Reis Aragão (Gabinete do Prefeito) – Articulador Municipal do Selo UNICEF;
  • Diego da Silva Lima (SEMAS) – Mobilizador de Adolescentes e Jovens;
  • Ana Priscilla Monte Palma Campos (SEMSA) – Mobilizadora de Saúde e Nutrição;
  • Valdelice Cardoso dos Santos (SEMED) – Mobilizadora de Educação;
  • Eliane da Silva Oliveira (SEMAS) – Mobilizadora de Proteção Contra Violências;
  • Alessandra Alves Pereira (SEMED) – Mobilizadora de Água, Saneamento, Higiene, Mudanças Climáticas e Desastres;
  • Alexandra Kethy de França (SEMAS) – Mobilizadora de Proteção Social;
  • Joelia Santos da Conceição Araújo (SEMED) – Mobilizadora de Equidade Étnico-Racial.

Compromisso firmado com responsabilidade social
Parauapebas reafirma, com essa nomeação, seu compromisso com os direitos da infância e da adolescência, fortalecendo a articulação entre políticas públicas intersetoriais que garantam melhores condições de vida, desenvolvimento e participação social às crianças e jovens do município.

Os programas aos quais o município aderiu incentivam a elaboração de diagnósticos, planos de ação e a mensuração de indicadores sociais para avaliar o progresso na garantia dos direitos infantojuvenis, promovendo a participação da sociedade e o fortalecimento das estruturas municipais de proteção.

A expectativa é que, com a atuação da comissão, Parauapebas alcance avanços significativos nas áreas da saúde, educação, proteção e assistência social, contribuindo diretamente para a construção de uma cidade mais justa, inclusiva e preparada para o futuro das novas gerações.

O post Parauapebas nomeia comissão para fortalecer políticas públicas voltadas à infância e adolescência apareceu primeiro em Portal Pebinha de Açúcar – 18 anos.