Governo do RJ decreta luto de 3 dias pela morte de Preta Gil

O Governo e a Prefeitura do Rio de Janeiro decretaram 3 dias de luto oficial pela morte da cantora e produtora Preta Gil, aos 50 anos, no domingo (20.jul.2025). A artista vinha tratando um câncer desde 2023.

O governador Cláudio Castro (PL-RJ) publicou o decreto em uma edição extra do Diário Oficial do Estado. Leia o documento na íntegra (PDF – 843 kB).

No texto, Castro disse que “através da sua arte e autenticidade, [Preta Gil] tornou-se símbolo de representatividade pela defesa de diversas causas sociais”. Afirmou que a cantora foi “um exemplo de coragem, luta, força e dignidade na luta contra o câncer, enfrentando-o publicamente e inspirando milhares de pessoas”.

O governador fez uma homenagem à artista nas redes sociais. “Neste momento de dor, me solidarizo com o pai, Gilberto Gil, com toda a família, amigos e admiradores”, escreveu.

Cláudio Castro sobre Preta Gil

Em nota, a Prefeitura do Rio lamentou a morte de Preta Gil e também decretou luto oficial de 3 dias. Segundo o comunicado, o prefeito da cidade, Eduardo Paes (PSD-RJ), declarou: “Poucas vezes conheci em minha vida uma pessoa que trouxesse vibrações tão boas e que espalhasse alegria e amizades onde chegasse. Que tristeza ver uma pessoa assim nos deixar”.

Nas redes sociais, Paes também manifestou seu pesar. “Daquelas coisas que deviam ser proibidas de acontecer”, escreveu o prefeito no X. “Que Deus possa confortar o coração dos fãs, da enorme legião de amigos dela, dos familiares e especialmente desse grande cara, meu amigo @gilbertogil.  Toda força do mundo para vocês! Valeu @PretaGil, não vamos te esquecer!”, disse.

Eduardo Paes sobre Preta Gil

Preta Gil estava nos EUA desde maio, onde participava de um tratamento experimental contra o câncer no intestino, diagnosticado em janeiro de 2023. Deixou um filho, Francisco Gil, de 30 anos, e uma neta, Sol de Maria, de 9 anos.