Este composto da MTC também demonstrou prevenir a metástase de certos tipos de câncer e é um forte anti-inflamatório.
Considerando que a Proteína Spike pode ativar a PIEZO1 com efeitos deletérios, comecei a procurar compostos naturais que pudessem inibir a PIEZO1 – e a natureza não decepcionou. A jatrorrizina é um composto encontrado em ervas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) que inibe exatamente isso – e faz muito mais, como veremos. Para mais detalhes sobre a interação da Proteína Spike e da PIEZO1, consulte meu post anterior.
Primeiro, algumas informações básicas sobre a Jatrorrizina.
Coptis, uma espécie de planta com flor de fio de ouro e um remédio notável na medicina tradicional chinesa (MTC), tem sido usada há séculos para a prevenção e tratamento de doenças. Entre as quinze espécies de Coptis, C. chinensis, C. deltoidea e C. teeta são três das mais comumente usadas no sudoeste da China. [4] O uso de ervas Coptis está documentado no Clássico de Matéria Médica de Shennong, escrito durante a Dinastia Han, com notável atribuição ao tratamento de disenteria, icterícia, doenças febris sazonais, dores de garganta e muitas outras doenças utilizando rizomas secos dessas plantas ranunculáceas. [3] Até o momento, a filogenia molecular dessas plantas foi relatada, no entanto, pouca atenção foi dada à elucidação completa de suas propriedades medicinais. Estudos fitoquímicos e farmacológicos recentes de ervas Coptis revelaram a presença de um alcaloide protoberberina quaternário (QPA) conhecido como jatrorrhizina.[4, 5]
Jatrorrizina: uma revisão de seus efeitos farmacológicos
https://academic.oup.com/jpp/article/73/6/709/6209765
Como mencionado acima, o que primeiro me chamou a atenção para a Jatrorrhizina (Jat) foi sua capacidade de inibir o PIEZO1, que a proteína Spike torna patológica.
Em um estudo anterior de Pan et al., descobriu-se que Jat é um inibidor eficiente de Piezo1, com uma taxa inibitória de aproximadamente 75% [138]. Para investigar mais a fundo a interação entre a atividade de Jat e Piezo1, Hong et al. utilizaram um modelo de inflamação vascular induzida por ligadura parcial de artérias em camundongos. Os resultados mostraram que Jat pode reduzir a expressão de IL-1β, IL-6 e VE-caderina, ao mesmo tempo em que aumenta a expressão de TGF-β, aliviando assim a gravidade da inflamação vascular induzida pela ligadura [148]. Estudos in vitro sobre a inflamação de HUVECs induzida por H2O2 corroboraram ainda mais esses resultados [148]. Curiosamente, o tratamento de camundongos knockout de Piezo1 endotelial específico com Jat exibiu o mesmo efeito com o grupo controle EC-Piezo1-flox [148]. Consistente com essas observações, Jat pode bloquear efetivamente a entrada de Ca2+ induzida por Piezo1 de maneira dependente da concentração [148]. Além disso, os potenciais efeitos terapêuticos do Jat na inflamação vascular podem resultar da sua inibição da transição endotelial-mesenquimal (EndMT), que está intimamente relacionada à ativação do Piezo1 [148]. Em conjunto, o Jat é um candidato promissor para o tratamento de doenças vasculares. No entanto, os mecanismos de inibição e a seletividade deste composto em relação ao Piezo1 ainda precisam ser descobertos.
Piezo1 e seus inibidores: Visão geral e perspectivas
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0223523424003829
Pesquisando mais profundamente sobre a jatrorrizina, descobri que ela possui diversas outras propriedades que podem ser benéficas no tratamento da COVID e da doença/lesão causada pela proteína Spike. Sabemos que a proteína Spike é amiloidogênica. A Jatrorrizina é capaz de proteger os neurônios de danos às células amiloides.
Foi relatado que os compostos anti-DA ativos em ervas chinesas, incluindo jatrorrizina (JAT), ginsenosídeo Rg1 (Rg1) e polissacarídeos de Cistanche deserticola, podem afetar a composição do microbioma intestinal em vários modelos animais de DA. JAT é um alcaloide tetra-hidro-isoquinolínico isolado de Coptis chinensis que pode ser usado para proteger neurônios contra danos celulares induzidos por peróxido de hidrogênio ou oligômero Aβ [155].
Medicina tradicional chinesa para o tratamento da doença de Alzheimer: um foco no eixo microbiota-intestino-cérebro
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0753332223010351
A proteína Spike é quase certamente cancerígena. O Jat também é útil aqui, pois inibe a metástase de certos tipos de câncer, incluindo o câncer de mama.
A jatrorrizina é um composto alcalóide obtido principalmente de Rhizoma coptidis e de diversas espécies de Tinospora (Sarma, Khosa e Sahai, 1995; Wu, He et al., 2014a; Wu, Nusrat et al., 2014b). Este composto tem sido clinicamente utilizado em preparações medicinais chinesas por suas propriedades anti-inflamatórias. Sun e colaboradores (Sun et al., 2019) investigaram o mecanismo da jatrorrizina em células de carcinoma mamário utilizando a técnica CRISPR/Cas9 para o knockout dos genes Traf2 e Nck interagindo com a proteína serina quinase (TNIK) e descobriram que a jatrorrizina suprimiu significativamente a metástase e a proliferação de células de carcinoma mamário, atenuando a β-catenina, aumentando a E-caderina e diminuindo a N-caderina.
Visando a interação entre Wnt/β-catenina canônica e cascatas de sinalização inflamatória: uma nova estratégia para prevenção e terapia do câncer
https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0163725821000784
Outra maneira pela qual o Jat pode amenizar danos/doenças causados pela Proteína Spike é sua capacidade de proteger o endotélio. Sei que a referência abaixo se refere ao diabetes, mas é apropriada, pois se sabe que a Proteína Spike prejudica o metabolismo da glicose. De fato, houve casos de diabetes tipo 2 (DM2) de novo após a vacinação contra COVID.
A tunicamicina, um indutor de estresse do retículo endoplasmático (RE) ou de glicose alta, prejudicou os relaxamentos dependentes do endotélio (REDs) induzidos por acetilcolina em aortas de camundongos, induziu estresse oxidativo em artérias carótidas e HUVECs, diminuiu as fosforilações de Akt em Ser473 e eNOS em Ser1177 e aumentou o estresse do RE em aortas e HUVECs de camundongos, e esses comprometimentos foram revertidos pelo cotratamento com JAT. O JAT aumentou a liberação de NO em aortas e HUVECs de camundongos tratados com glicose alta. Além disso, o tratamento crônico com JAT restaurou a função endotelial com REDs comparáveis ao controle, aumentou a fosforilação de Akt/eNOS e atenuou o estresse do RE e o estresse oxidativo em aortas de camundongos DIO. A pressão arterial, a sensibilidade à glicose, a esteatose hepática e suas alterações morfológicas, bem como os níveis plasmáticos de aspartato aminotransferase (AST) e alanina aminotransferase (ALT) e o perfil lipídico plasmático, também foram normalizados pelo tratamento com JAT. Coletivamente, nossos dados podem ser os primeiros a revelar o efeito vasoprotetor do JAT, que melhora a disfunção endotelial em diabetes e obesidade por meio do aumento da via Akt/eNOS e da biodisponibilidade de NO, bem como da supressão do estresse do retículo endotelial e do estresse oxidativo.
Jatrorrizina melhora a função endotelial em pacientes com diabetes e obesidade por meio da supressão do estresse do retículo endoplasmático
https://www.mdpi.com/1422-0067/23/20/12064
Também é interessante notar que a Jat é eficaz em interromper a replicação do SARS-CoV-2. É claro que a menor produção de Proteína Spike (em qualquer forma) é sempre benéfica.
Os alcaloides isoquinolínicos, quinolínicos e β-carbolinos possuem características intercalantes e demonstraram potente atividade antiviral.114–118 A replicação do SARS-CoV foi inibida por alcaloides isoquinolínicos, como berberina, berbamina, berberrubina, coptisina, dicentrina, jatrorrizina, palmatina, tetrandrina, fangquinolina e cefarantina.
Uma revisão sobre o potencial de produtos naturais no tratamento da COVID-19
https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC9031656/
Estou bastante impressionado com o Jat. Espero que médicos com pacientes que sofrem de COVID/doença/lesão por Proteína Spike considerem o Jat como um tratamento adjuvante. Como sempre, consulte seu médico antes de usar qualquer medicamento ou suplemento.
Fonte: https://wmcresearch.substack.com/p/friday-hope-jatrorrhizine-neuroprotective
O post JATRORRIZINA: NEUROPROTETORA, PROTETORA ENDOTELIAL, INIBIDORA DE PIEZO1 E INIBE A REPLICAÇÃO DO SARS-COV-2 apareceu primeiro em Planeta Prisão.