“Zoladex é um dos medicamentos mais perversos e prescritos de forma inadequada. Não é exagero dizer que eu relutaria em usar Zoladex como desentupidor de ralos. A ideia de pedir para um paciente engolir essa substância me dá náuseas”, escreve o Dr. Vernon Coleman.
Zoladex é o nome comercial de um medicamento de prescrição que contém goserelina. É um medicamento usado para tratar diversas condições, incluindo câncer de mama, câncer de próstata, endometriose e sangramento uterino anormal. Ele age reduzindo os níveis de hormônios sexuais, como testosterona e estrogênio.
O tamoxifeno é um medicamento de terapia hormonal usado para tratar câncer de mama em mulheres e homens. Às vezes, também é chamado de terapia endócrina.
A seguir, o Dr. Coleman discute os possíveis benefícios e potenciais efeitos colaterais do Zoladex em comparação ao Tamoxifeno. Adicionamos os hiperlinks contidos no texto abaixo.
É triste, mas verdade, que a maioria dos médicos sabe muito pouco sobre os efeitos colaterais dos medicamentos que prescrevem. E quase nada sabem sobre as interações que podem ocorrer quando um paciente toma mais de um medicamento ao mesmo tempo. Pouca ou nenhuma pesquisa foi feita para descobrir como todos os diferentes medicamentos e vacinas disponíveis podem interagir uns com os outros no corpo humano.
Seis meses após Antoinette ter feito sua cirurgia de câncer de mama, o oncologista sugeriu que ela tomasse Zoladex por alguns meses. Ela estava tomando tamoxifeno desde a operação.
O Zoladex é administrado por injeção e nossa primeira preocupação foi que as injeções seriam aplicadas no consultório do clínico geral, e não no hospital. E quase certamente seriam aplicadas por um auxiliar de saúde – em vez de um médico ou enfermeiro. As injeções, no abdômen, envolvem uma agulha grande e são bastante sofisticadas. Eu não queria que o auxiliar de saúde as aplicasse.
Mas quando analisamos a possível vantagem de adicionar Zoladex ao tamoxifeno e os potenciais efeitos colaterais do Zoladex, ficamos chocados.
Descobrimos que não havia absolutamente nenhuma vantagem em tomar Zoladex e tamoxifeno. Uma meta-análise que avaliou quatro ensaios controlados envolvendo 6.279 pacientes concluiu: “Com base nos estudos disponíveis, a administração concomitante de OFS [Supressão da função ovariana com um medicamento como Zoladex] e tratamento adjuvante com tamoxifeno para mulheres na pré-menopausa com câncer de mama não tem efeito no prolongamento da sobrevida livre de doença e da sobrevida global…”.
Ficou claro que o medicamento teria que ser muito seguro – e completamente livre de efeitos colaterais – para que pudéssemos sequer considerar seu uso.
O primeiro e mais óbvio perigo era o de receber injeções regulares na gordura corporal. Havia o risco de infecção e o risco de choque anafilático. Havia o trauma mental de ter que receber injeções regulares, complexas e dolorosas – possivelmente administradas por alguém com pouco treinamento.
E, claro, havia os efeitos colaterais específicos.
Escrevo sobre os efeitos colaterais de medicamentos há meio século e escrevi vários livros sobre o assunto. Nunca na minha vida vi um medicamento com efeitos colaterais tão horríveis ocorrendo com tanta frequência. E, lembre-se, a maioria dos efeitos colaterais nunca é relatada às autoridades porque os médicos não os reconhecem pelo que são ou não se preocupam em relatá-los. No passado, vi estimativas de que menos de 10% dos efeitos colaterais são relatados por médicos. Nos Estados Unidos, acredita-se que apenas 1% dos efeitos colaterais sejam relatados.
Um dos problemas comuns listados foi o aumento do nível de açúcar no sangue.
Isso é de vital importância porque as células cancerígenas se alimentam de açúcar; portanto, se você tomar algo que aumente os níveis de açúcar no sangue, o câncer se desenvolverá.
Formulário Nacional Britânico (publicado pelo NICE da Grã-Bretanha, o Instituto Nacional de Excelência em Saúde e Cuidados) lista as indicações e efeitos colaterais para todos os medicamentos.
Aqui está a lista dos efeitos colaterais comuns ou muito comuns que ele lista para Zoladex (goserelina): alopecia; artralgia; dor óssea; anormalidades mamárias; depressão; tolerância à glicose prejudicada; ginecomastia; dor de cabeça; insuficiência cardíaca; ondas de calor; hiperidrose; alteração de humor; infarto do miocárdio (ataque cardíaco); diabetes; complicações de neoplasias; parestesia; disfunção sexual; reações cutâneas; compressão da medula espinhal; cansaço; distúrbios vulvovaginais; aumento de peso.
Esses são os efeitos colaterais comuns ou muito comuns. Os potenciais problemas ósseos são tão graves que é recomendado que todos os pacientes façam uma cintilografia óssea antes de iniciar o tratamento.
Eu estudei os efeitos colaterais por décadas e geralmente os efeitos colaterais comuns são coisas como erupções cutâneas, distúrbios intestinais como náusea e diarreia e dores de cabeça.
Por que alguém prescreveria um medicamento que comumente causa ataques cardíacos, insuficiência cardíaca, compressão da medula espinhal, complicações neoplásicas e depressão, além de afetar os níveis de açúcar no sangue?
Na minha opinião, Zoladex é um dos medicamentos mais perversos e prescritos de forma inadequada. Não é exagero dizer que eu relutaria em usar Zoladex como desentupidor de ralos. A ideia de pedir para um paciente engolir esse remédio me dá náuseas.
Lembro-me mais uma vez da importância de os pacientes com câncer assumirem o controle de seu próprio destino.
Depois de analisar todas as evidências, Antoinette e eu decidimos que usar alvejante faria mais sentido do que adicionar Zoladex.
Comparado ao Zoladex, o tamoxifeno que Antoinette toma é tão seguro quanto geleia.
Observação: o texto acima foi retirado de “Memories 3”, de Vernon Coleman. Para obter detalhes sobre como comprar este livro, CLIQUE AQUI.
Sobre o autor
Vernon Coleman, MB ChB DSc, exerceu a medicina por dez anos. É autor profissional em tempo integral há mais de 30 anos. É romancista e escritor militante, tendo escrito diversos livros de não ficção. Escreveu mais de 100 livros, traduzidos para 22 idiomas. Em seu site, AQUI, há centenas de artigos gratuitos para leitura.
Fonte: https://expose-news.com/2025/07/14/drugs-used-to-treat-breast-cancer/
O post MEDICAMENTOS USADOS PARA TRATAR CÂNCER DE MAMA NÃO APRESENTAM BENEFÍCIOS, APENAS EFEITOS COLATERAIS apareceu primeiro em Planeta Prisão.