Operação desarticula fraude em concurso da Guarda Municipal de Marituba

Minicelulares foram apreendidos e cinco pessoas suspeitas de fraude em concurso foram presas em Marituba — Foto: Polícia Civil/Reprodução

Uma operação da Polícia Civil desbaratou um esquema de fraude no concurso público da Guarda Municipal de Marituba, resultando na prisão de cinco pessoas e na apreensão de minicelulares usados para repassar gabaritos durante as provas. Os investigados cobravam R$ 2 mil de cada candidato inicialmente, com um adicional de R$ 20 mil em caso de aprovação. Durante a ação policial, um dos suspeitos tentou destruir as provas ao jogar um celular no vaso sanitário e acionar a descarga.

A operação “Gabarito Final” foi deflagrada no último domingo (20) enquanto o grupo atuava no certame da Guarda Municipal. Segundo o delegado Joubert da Silva, da Delegacia de Estelionato e Outras Fraudes (Deof), professores resolviam as questões e transmitiam as respostas aos candidatos através de microaparelhos eletrônicos escondidos. Esta foi a segunda fase da investigação, que começou em março após denúncias de irregularidades em outro concurso público.

Todos os envolvidos foram presos em flagrante pelos crimes de fraude em certame público e associação criminosa. Agentes policiais atuaram disfarçados durante a aplicação da prova para garantir a captura. Os detidos foram encaminhados à Divisão de Investigação e Operações Especiais (Dioe) e, posteriormente, transferidos para o sistema prisional. A polícia ainda não divulgou quantos eram candidatos inscritos no concurso ou o número total de aparelhos apreendidos.

O post Operação desarticula fraude em concurso da Guarda Municipal de Marituba apareceu primeiro em PONTO DE PAUTA – PARÁ.