Iniciativa estadual valoriza o olhar artístico dos servidores e destaca a Amazônia em preparação para a COP30
Servidores públicos de Parauapebas e de todo o Pará já podem se preparar para participar da 6ª edição do concurso fotográfico “Olhar de Servidor”, promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad) e da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA). As inscrições abriram nesta segunda-feira (21), a partir das 10h, no site oficial do concurso, e seguem até o dia 1º de agosto — ou enquanto houver vagas disponíveis.
Com o tema “COP30, um novo olhar para a Amazônia”, a edição deste ano convida os participantes a capturarem, por meio da fotografia, a riqueza sociocultural, ambiental e identitária da região amazônica. O concurso ocorre em alusão à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em Belém entre os dias 10 e 21 de novembro.
A proposta é reconhecer e valorizar os talentos criativos dos servidores estaduais — efetivos, temporários, comissionados, estagiários, ativos e inativos — inclusive os que atuam nos poderes Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Tribunais de Contas. Parauapebas, por exemplo, será um dos polos de arrecadação dos kits de alimentos exigidos para confirmar a inscrição.
Solidariedade e arte caminham juntas
Para validar a inscrição, cada participante deverá doar um kit de alimentos contendo: 1 kg de feijão, 1 kg de arroz, 1 kg de açúcar, 1 pacote de macarrão (400 g), 1 pacote de café (250 g) e 1 pacote de leite (200 g). Em Parauapebas, os servidores deverão fazer a entrega desses itens entre os dias 4 e 6 de agosto, na Estação Cidadania, das 9h às 16h. Os alimentos arrecadados serão destinados a instituições de caridade.
A diretora de Saúde Ocupacional da Seplad, Thais Santos, destacou a importância do projeto: “A iniciativa visa valorizar o servidor por meio da arte e da criatividade, além de reforçar a importância da preservação ambiental, tema essencial para a COP30”, explicou.
Subtemas e vagas
Com 200 vagas no total, o concurso será dividido em quatro subtemas inspirados em músicas que exaltam a identidade paraense:
- “Esse rio é minha rua”
- “Amazônia”
- “Sou do Norte”
- “Voando pro Pará”
Cada subtema terá 50 vagas, e os participantes poderão inscrever apenas uma fotografia.
Experiência que inspira
Kamille Francez, assessora da vice-governadoria do Estado e terceira colocada na 3ª edição, falou sobre a experiência transformadora que viveu ao participar do concurso: “Foi muito mais do que uma competição. Consegui expressar meu olhar sobre o Pará e refletir sobre meu papel como servidora. A diversidade de olhares e interpretações foi inspiradora”, afirmou.
O “Olhar de Servidor” reforça o compromisso do Governo do Pará com a valorização dos servidores públicos, a cultura amazônica e a sustentabilidade. Para os apaixonados por fotografia, mesmo que amadora, é uma chance única de mostrar talento, promover reflexão e ainda contribuir com uma ação social.
Servidores de Parauapebas, preparem suas câmeras!
O post Parauapebas na lente: servidores poderão participar da 6ª edição do concurso fotográfico “Olhar de Servidor” apareceu primeiro em Portal Pebinha de Açúcar – 18 anos.