Sem citar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta 2ª feira (21.jul.2025) que “quem fala em nome do Brasil” tem que entender o jogo político e trabalhar para pacificar as relações diplomáticas.
A declaração se deu na abertura da Coopercitrus Expo, em Bebedouro (SP). A fala é uma referência às negociações entre o governo brasileiro e os EUA sobre as tarifas de 50% sobre produtos nacionais anunciadas pelo presidente dos EUA, Donald Trump.
“Quem fala em nome do Brasil tem que ter essa compreensão, tem que trabalhar para distensionar as relações, tem que trabalhar para pacificar, tem que trabalhar para entender o jogo geopolítico, entender que o Brasil não ganha nada ao se alinhar a determinados blocos em detrimento de outros”, disse.
O governador também defendeu ser “fundamental” chegar a um acordo com os norte-americanos e disse ser necessário “compreensão” para resolver o impasse. São Paulo é o Estado que mais seria afetado pelas taxas.
“As duas maiores economias das Américas e as duas maiores democracias do Ocidente não podem estar distantes. E é fundamental que a gente chegue a uma solução para isso. A solução vai vir da compreensão. Nós precisamos dessa compreensão de que o discurso eleitoral não pode estar acima do interesse nacional. E, se a gente tiver essa compreensão, nós vamos conseguir pacificar, nós vamos conseguir compreender o que está acontecendo”, disse.